Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Novo aeroporto? "Andam a brincar com o país", reage Joana Mortágua

Governo quer avançar já com novo aeroporto e deixou cair concurso para avaliação estratégica. Bloquista critica.

Novo aeroporto? "Andam a brincar com o país", reage Joana Mortágua
Notícias ao Minuto

18:41 - 29/06/22 por Notícias ao Minuto

Política Aeroporto

A deputada do Bloco de Esquerda Joana Mortágua reagiu, esta quarta-feira, ao facto de o Governo ter decidido avançar com uma nova solução aeroportuária para Lisboa, que passa pelo Montijo e Alcochete. 

Numa publicação divulgada no Twitter, a bloquista criticou o facto de o Executivo socialista ter decidido não adjudicar a avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto de Lisboa ao consórcio COBA/Ineco, e entregar ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) essa avaliação, que deverá acelerar a construção do aeroporto.

“Dizem as notícias que o Governo decidiu abandonar a Avaliação Ambiental Estratégica e avançar já para a construção do aeroporto no Montijo. As mesmas notícias dizem que o Governo reconhece a necessidade de construir um aeroporto em Alcochete. Andam a brincar com o país”, escreveu no Twitter. 

Sublinhe-se que, segundo o Ministério das Infraestruturas, o objetivo é acelerar a construção do aeroporto do Montijo, uma solução para responder ao aumento da procura em Lisboa, até à concretização do aeroporto em Alcochete, que aponta para 2035. Depois disso, será encerrado o aeroporto Humberto Delgado.

É de realçar que, na semana passada, o primeiro-ministro, António Costa, havia dito que esperava uma decisão do presidente eleito do PSD, Luís Montenegro, sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, uma vez que havia necessidade de um “consenso nacional suficiente” para a decisão final.

À agência Lusa, Luís Montenegro disse que não foi  “informado de nada “.

Leia Também: Governo avança com solução Montijo e Alcochete e fecha Humberto Delgado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório