Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Costa anuncia 2.ª edição do Fórum sobre Economia Azul em 2023

Fórum a realizar amanhã, dia 28 de junho, obteve uma "procura de inscrições" que "excedeu a capacidade do espaço".

Costa anuncia 2.ª edição do Fórum sobre Economia Azul em 2023
Notícias ao Minuto

13:31 - 27/06/22 por Notícias ao Minuto

Política Conferência dos Oceanos

António Costa falou, esta segunda-feira, no discurso do primeiro dia da 2.ª Conferência dos Oceanos da Organização das Nações Unidas (ONU), coorganizada por Portugal e pelo Quénia, que decorre até sexta-feira na Altice Arena, em Lisboa.

O primeiro-ministro anunciou que Portugal irá realizar uma segunda edição do Fórum sobre Economia Azul Sustentável e Investimento em 2023 tendo em conta "a procura de inscrições" que "excedeu a capacidade do espaço". "Percebemos que o fórum de amanhã será o evento global de economia azul com maior relevância em 2022", apontou o líder do executivo português. 

Costa continuou o seu discurso salientando que "só conseguiremos lidar com os maiores desafios da humanidade se assumirmos que o futuro dos seres humanos e dos oceanos está intimamente interligados". 

Segundo o primeiro-ministro, "esta conferência coorganizada com o Quénia é uma ocasião única para acordarmos soluções concretas como o acordo global para o combate à poluição de plásticos e lixo marítimo e meta internacional de 30% do meio marítimo". 

"2030 está já muito próximo", lembrou Costa, e boa parte das metas "já deveriam ter sido alcançadas há dois anos atrás".

Alerta ainda que "nenhum país conseguirá resolver sozinho os desafios que enfrentamos na implementação da agenda de 2030". 

Por fim, Costa conclui que devemos ter a mesma ambição com que "ao longo de décadas procurámos chegar à Lua ou a Marte".

"É tempo de agora regressarmos à Terra", frisou o primeiro-ministro. 

Leia Também: António Costa promete 30% das áreas marinhas classificadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório