Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

SNS. "Afinal, PCP tinha razão" em votar contra o OE, defendem comunistas

Os comunistas acusaram ainda o Partido Socialista de querer "um cúmplice para favorecer o negócio".

SNS. "Afinal, PCP tinha razão" em votar contra o OE, defendem comunistas
Notícias ao Minuto

11:08 - 22/06/22 por Notícias ao Minuto

Política PCP

O Partido Comunista Português (PCP) acusou, esta quarta-feira, o Partido Socialista de ter olhar de forma empresarial para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), e referiu ainda que "o caos" em que se encontra este serviço foi uma das razões pelas quais votou contra o Orçamento do Estado em outubro passado.

"O PS [Partido Socialista] não queria um orçamento, queria um cúmplice para favorecer o negócio", começam por escrever os comunistas no Twitter.

Referindo-se aos constrangimentos que têm vindo a ocorrer nos serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia por todo o país, assim como às "dificuldades em assegurar o atendimento médico urgente em várias especialidades devido à falta de profissionais" ou aos atrasos nas marcações de milhares de consultas do SNS, representantes do PCP escrevem: "Bem se pode dizer que afinal o PCP tinha razão para votar contra o Orçamento e esta foi uma das principais razões!".

Reiterando que no atual Orçamento do Estado "não se encontra a resposta necessária" para  o reforço do SNS, os comunistas sublinham que a aposta na valorização das carreiras e salários é "inadiável", por forma a que haja a "fixação" de profissionais de saúde e "dedicação exclusiva". "Sem isso não haverá mais consultas, exames, recuperação de cirurgias ou médicos e enfermeiros de família para todos”, defendem.

"Durante longos meses levámos estas questões com propostas concretas à discussão com o Governo. Mas o PS não quis defender o Serviço Nacional de Saúde do brutal ataque a que está sujeito pelos grupos económicos dos negociantes da doença", acusam os comunistas.

Leia Também: Campos Fernandes. "Estamos no ponto de assumir que temos um problema"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório