Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

PS rejeita propostas de suspensão da linha circular do Metro de Lisboa

As propostas de BE, PAN e PSD para a suspensão ou revisão do projeto da linha circular do Metro de Lisboa, que já está em curso, foram hoje rejeitadas pela maioria socialista na Assembleia da República.

PS rejeita propostas de suspensão da linha circular do Metro de Lisboa
Notícias ao Minuto

14:36 - 17/06/22 por Lusa

Política Metro de Lisboa

O PS votou contra as três propostas de resolução, que contaram com a abstenção do Livre e o PSD apenas votou a favor da sua proposta, tendo-se abstido na votação das propostas do BE e do PAN.

Iniciativa Liberal, Chega, PCP, BE e PAN votaram a favor de todas as propostas de suspensão da linha circular do Metro de Lisboa, discutidas na quarta-feira no parlamento, nas quais o BE e o PAN insistiram na suspensão do projeto e o PSD propôs a sua reformulação.

Os três partidos salientaram que a Assembleia da República já tinha aprovado anteriormente recomendações em que foi pedido pelos deputados ao Governo a suspensão da linha circular, além de que também o Orçamento do Estado de 2020 (OE2020) "incluiu uma norma que suspendia a linha circular".

O BE pedia ao Governo que, em vez da Linha Circular, olhasse para a zona de Loures, a zona ocidental da cidade de Lisboa e garantisse "que as populações de Odivelas não ficam prejudicadas".

A deputada única do PAN, Inês Sousa Real, considerou que deveria "ser dada prioridade à expansão da rede de metropolitano até Loures, bem como para Alcântara e a zona ocidental de Lisboa".

O PSD defendeu a revisão do projeto já em curso e que seja adotada, em alternativa, uma linha em laço, entre Odivelas - Campo Grande - Rato - Cais do Sodré - Alameda - Campo Grande -- Telheiras.

O plano do Governo para o Metro de Lisboa prevê um percurso circular na linha Verde, que passará a integrar o percurso entre a estação do Campo Grande, atualmente na Linha Amarela, e o Cais do Sodré (na linha Verde).

Para isso serão construídas na Estrela, junto à Basílica, e em Santos duas novas estações que ligarão o Rato (fim da atual linha Amarela) ao Cais do Sodré.

Leia Também: Orçamento dos portugueses para férias cresce 15% para 1.543 euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório