Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente da República recebe hoje Rui Moreira em Belém

A reunião resultará de um pedido feito pelo próprio autarca.

Presidente da República recebe hoje Rui Moreira em Belém

O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, vai ser recebido esta segunda-feira, pelas 19 horas, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A informação foi confirmada ao Notícias ao Minuto por fonte da Câmara Municipal do Porto, que deu conta de que o encontro vai acontecer no Palácio de Belém.

Segundo noticiado pela SIC Notícias, a reunião resulta de um pedido feito pelo próprio autarca.

O encontro deverá, assim, realizar-se após a presença de Marcelo Rebelo de Sousa na inauguração da exposição intitulada 'A Oficina de Saramago', que, como informa a agenda divulgada através do site da Presidência da República, está marcada para as 16h30 desta tarde, na Biblioteca Nacional, em Lisboa.

A conversa acontece uma semana depois de a Câmara do Porto ter anunciado a saída da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP). Algo que contou com os votos favoráveis dos independentes liderados por Rui Moreira, CHEGA e PSD e contra de BE, PS, CDU e PAN.

Como consequência desta decisão, o município vai passar a assumir de forma "independente e autónoma" todas as negociações com o Estado em relação à descentralização de competências, "sem qualquer representação".

Recorde-se, a este propósito, que o processo de transferência de competências em mais de 20 áreas da Administração Central para os municípios decorre desde 2019.

Leia Também: Assembleia aprova saída do Porto da Associação Nacional de Municípios

Recomendados para si

;
Campo obrigatório