Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Bloco solidário com protestos contra fecho do infantário de Podence

O Bloco de Esquerda manifestou hoje solidariedade para com os que protestam contra o encerramento do infantário de Podence, no distrito de Bragança, e anunciou que questionou o Governo sobre esta medida.

Bloco solidário com protestos contra fecho do infantário de Podence
Notícias ao Minuto

11:52 - 26/05/22 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

A estrutura distrital do partido divulgou que o grupo parlamentar questionou, na Assembleia da República, o Ministério da educação sobre o encerramento do jardim de infância frequentado por 12 crianças do concelho de Macedo de Cavaleiros.

Na iniciativa parlamentar da deputada Joana Mortágua, o Bloco pergunta, por escrito, à tutela "se está a acompanhar a situação, se concorda com o encerramento e que medidas irá adotar para resolver o problema".

Na exposição que acompanha as perguntas, o partido lembra que a aldeia dos Caretos Património da Humanidade faz parte de uma freguesia com cerca de 250 habitantes, "muito despovoada como é apanágio da maioria das aldeias do distrito de Bragança".

O jardim de infância tem inscritas 12 crianças, entre os 3 e os 6 anos, sendo que apenas uma é Podence e as restantes de aldeias vizinhas.

O anunciado encerramento motivou uma manifestação de pais e habitantes contra o encerramento justificado com o reordenamento da rede escolar no concelho transmontano e aprovado pela DGESTE (Direção-geral dos Estabelecimentos Escolares", depois de decidido por unanimidade no Conselho Municipal de Educação.

O município de Macedo de Cavaleiros alegou ainda que a decisão se deve ao "crescente número de turistas a visitar a aldeia, assim como a utilização de espaços comuns ao do jardim de infância levanta sérias reservas à segurança daquelas crianças".

Na manifestação em frente à antiga escola primária onde funciona apenas o infantário, os contestatários referiram também que há intenção das entidades locais de instalar uma oficina do Careto no local, o que contestam, argumentando que há muitas casas na aldeia que podem ser recuperadas para esse fim.

O Bloco de Esquerda diz que "está solidário com a reivindicação dos encarregados de educação em manter este estabelecimento de pré-escolar, que recentemente sofreu obras de beneficiação".

"O encerramento obrigará à deslocação das crianças para a sede de concelho, que fica a cerca de uma hora de viagem de algumas aldeias, sem transporte público digno", refere o partido.

Para o Bloco, "esta medida será mais um contributo para reforçar os índices de despovoamento e de abandono do território.

A decisão de encerrar o jardim de infância, conhecida na semana passada, tem sido alvo da contestação e encarregados de educação, habitantes e de diversas forças políticas que já expressaram publicamente oposição à medida e críticas ao executivo camarário, liderado pelo PS, e responsável pela rede escolar no concelho.

Leia Também: PCP questiona Governo sobre encerramento do infantário de Podence

Recomendados para si

;
Campo obrigatório