Meteorologia

  • 03 JULHO 2022
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 29º

Inclusão da construção do novo hospital para o Oeste divide PS e PSD

O PSD/Oeste criticou hoje o chumbo pelo PS da proposta de incluir o novo hospital do Oeste no Orçamento do Estado para 2022, tendo os socialistas justificado que esta é uma "proposta irrealista e de execução impossível".

Inclusão da construção do novo hospital para o Oeste divide PS e PSD
Notícias ao Minuto

20:37 - 25/05/22 por Lusa

Política OE2022

A proposta dos deputados do PSD para a inclusão da construção do novo hospital para o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) foi chumbada na Assembleia da República, com os votos contra do PS e os votos a favor das restantes bancadas parlamentares.

"Ao votar isoladamente contra esta proposta, o Partido Socialista demonstrou não partilhar da preocupação do PSD", condenou a distrital Oeste do PSD em nota de imprensa.

Para os sociais-democratas, "o problema aparenta ainda não ser reconhecido pelo governo, que se escusa assim a incluir esta tão necessária obra na proposta de lei de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022)".

Em nota de imprensa, o grupo parlamentar do PS criticou o PSD de "demagogia e oportunismo político", afirmando que é uma "proposta irrealista e de execução impossível", por isso votou contra.

Os socialistas justificaram que não é possível inscrever o investimento no OE2022 e lançar concurso quando está a decorrer um estudo" para o levantamento das principais necessidades, traçando o perfil assistencial e estudando também as variáveis que permitam identificar a melhor localização do futuro hospital, assim como definir a sua dimensão e respetivas valências e grau de especialização" do novo hospital.

Socialistas e sociais-democratas são unânimes em reafirmar a necessidade de construção de um novo hospital para a região, tendo em conta as dificuldades existentes, como a dispersão territorial, o envelhecimento das atuais instalações hospitalares em Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras a carecer de obras de requalificação e a falta de recursos humanos.

O CHO integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

O PSD/Oeste integra as concelhias de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, no distrito de Lisboa.

Leia Também: Ministro destaca importância de plano de ação de gestão de águas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório