Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Sem Vitorino Silva na liderança, RIR afirma estar "mais vivo que nunca"

Partido RIR defende que "a dicotomia esquerda/direita não soluciona os problemas dos cidadãos".

Sem Vitorino Silva na liderança, RIR afirma estar "mais vivo que nunca"
Notícias ao Minuto

20:55 - 23/05/22 por Beatriz Maio

Política RIR

Embora Vitorino Silva já não faça parte da presidência do Reagir Incluir Reciclar (RIR), o partido diz estar "mais vivo que nunca" e pretende afirmar a sua ideologia identitária.

Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o RIR diz que "tem lugar na Democracia e é necessário ao centro", salientando que "a ideia de agradar a tudo e a todos não pode continuar. E a dicotomia esquerda/direita não soluciona os problemas dos cidadãos".

Um dos objetivos do RIR é "a afirmação da ideologia identitária do partido", que se assume como "centrista, moderado, conciliando o capitalismo com a atenção" às carências sociais que encontra na democracia. Assim sendo, explica que defende medidas "que podem ser entendidas como de esquerda", mas também outras "que são vulgarmente intituladas de direita".

Como exemplo, o RIR acredita que o Serviço Nacional de Saúde "deve ser apoiado sem olhar a cativações" e, por outro lado, julga necessária "uma forte fiscalização a todos os subsídios dependentes" existentes em Portugal, "não só nas minorias".

O partido entende que estas "não são medidas e propostas incompatíveis", esclarecendo que pretende "uma melhor e mais eficaz gestão dos recursos do Estado", que "não dá nada a ninguém" e "paga tudo com o dinheiro dos nossos impostos".

De referir que a Moção Estratégica Global, apresentada pela nova líder do partido, foi aprovada por unanimidade dos militantes presentes no III Congresso no passado sábado.

O RIR foi inscrito oficialmente no Tribunal Constitucional em 30 de maio de 2019 e é o segundo partido político mais recente. Nas eleições legislativas de 2019 conseguiu 35.359 votos (0,67%) e nas eleições de janeiro desde ano 23.232 votos (0,42%), de acordo com os dados disponibilizados pela secretaria-geral do Ministério da Administração Interna.

Leia Também: AR aprova contratação de intérpretes de língua gestual para o SNS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório