Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

"Timor soube construir a nação. Povo português nunca faltou com apoio"

Augusto Santos Silva marcou, no Twitter, o vigésimo aniversário da independência de Timor-Leste. Marcelo Rebelo de Sousa encontra-se em Díli.

"Timor soube construir a nação. Povo português nunca faltou com apoio"
Notícias ao Minuto

09:06 - 20/05/22 por Notícias ao Minuto

Política Augusto Santos Silva

"No vigésimo aniversário da independência de Timor-Leste, celebramos um povo que soube lutar pelo seu direito à independência, à paz e à identidade, e construir a sua própria nação". Esta foi a mensagem que, na manhã desta sexta-feira, Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, colocou no Twitter de modo a marcar a importante data para o povo timorense. 

Numa outra mensagem, a segunda figura do Estado recorda a relevância de Portugal neste acontecimento: "Celebramos também o povo português, que nunca faltou com o apoio aos timorenses, e as Nações Unidas, exemplares na aplicação do direito e na ajuda à formação do novo Estado".

Já o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontra-se em Timor-Leste e, num discurso esta sexta-feira no Parlamento, em Díli, salientou que "o mundo aprendeu com o povo timorense como pode a vontade coletiva de uma nação ter uma expressão política no quadro do respeito do direito internacional e das regras de convivência pacífica entre os estados". 

Marcelo elogiou ainda os valores do país e as conquistas destes últimos 20 anos, nomeadamente, o ultrapassar do "isolacionismo" de outras nações. 

O chefe de Estado deslocou-se a Timor-Leste especialmente para as cerimónias oficiais dos 20 anos da restauração da independência e de posse do novo Presidente timorense, José Ramos-Horta, nas quais representa Portugal e a União Europeia.

Esta é a sua primeira visita oficial à República Democrática de Timor-Leste, centrada na capital, Díli, com um programa dividido por três dias, quinta-feira, hoje e sábado. O chefe de Estado regressa a Lisboa no domingo.

Leia Também: Marcelo defende "salto enorme" nas relações com mais cimeiras bilaterais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório