Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Quais são os políticos mais mediáticos na televisão portuguesa?

Os dados divulgados pela Marktest são referentes ao mês de abril.

Quais são os políticos mais mediáticos na televisão portuguesa?
Notícias ao Minuto

23:24 - 11/05/22 por Ema Gil Pires

Política Estudo

Que a política e a televisão são dois mundos indissociáveis, sobre isso ninguém tinha dúvidas. Partindo desta ideia, um estudo da Marktest propôs-se a averiguar quais foram os principais protagonistas da informação televisiva no passado mês de abril. De todos os políticos e diplomatas que se encontram nesta classificação, é o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se destaca de todos os outros. 

O chefe de Estado é, assim, o líder deste 'ranking' de exposição mediática, que apresenta as 10 personalidades que mais se destacam a este nível. Nos vários meios analisados pela empresa de estudos de mercado, Marcelo protagoniza 135 notícias, perfazendo um total de cinco horas e 16 minutos.

No pódio encontra-se também o primeiro-ministro, António Costa, que interveio na primeira pessoa em 71 notícias - o equivalente a três horas e 23 minutos de destaque nos media. Segue-se o presidente do Chega, André Ventura, que ocupa o terceiro lugar graças aos duas horas e 46 minutos de exposição mediática (60 notícias) de que foi alvo no mês de abril.

Entre as figuras mais destacadas na televisão portuguesa, no quarto posto, encontra-se Inês Sousa Real, líder do PAN, que foi a protagonista de 49 notícias nos meios analisados (durante uma duração total de duas horas e 45 minutos). O secretário-geral da ONU, António Guterres, fica-se pela quinta posição, estando presente em 56 notícias - ou, numa outra perspetiva, durante duas horas e 37 minutos de noticiário.

Rui Tavares (dirigente do Livre), Fernando Medina (ministro das Finanças), Mariana Mortágua (deputada do Bloco de Esquerda), Augusto Santos Silva (presidente da Assembleia da República) e Rui Rio (presidente do PSD) completam, por esta ordem, a lista dos 10 nomes que conquistaram uma maior exposição mediática durante o mês passado.

Note-se, a este propósito, que estas cinco personalidades tiveram uma visibilidade nas televisões portuguesas que rondou as duas horas no mês passado (entre uma hora e 48 minutos, no caso de Rui Rio, e duas horas e 27 minutos, no de Rui Tavares).

Leia Também: Marcelo teme reabertura de processos por causa de decisão sobre metadados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório