Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Combustíveis? "Governo devia impor teto máximo na margem de lucro"

Ana Gomes critica Governo por ter "desistido de regular o mercado" dos preços dos combustíveis.

Combustíveis? "Governo devia impor teto máximo na margem de lucro"
Notícias ao Minuto

23:38 - 08/05/22 por Marta Ferreira

Política Combustíveis

A ex-candidata à presidência, Ana Gomes, disse este domingo, dia 8 de maio, não entender o porquê de o Governo ter "desistido de regular o mercado", referindo-se aos preços dos combustíveis. 

A comentadora da SIC Notícias afirma que, depois de a descida do ISP não se ter refletido nos preços, "houve todo o tipo de justificações de que o mercado funciona, quando sabemos bem que neste setor o mercado não funciona". 

"Há uma empresa dominante, que por acaso se chama Galp, que por acaso é participada pelo Estado, em relação à qual o Governo devia assumir a necessidade de impor um teto máximo na margem dos lucros", defende Ana Gomes dando como exemplo os preços da eletricidade. 

"Foi graças a essa medida que a nossa inflação ficou atrás de outros países, porque se pôs esse teto máximo nos preços da eletricidade", aponta a antiga diplomata. 

Outra medida para a regulação dos preços dos combustíveis, sugere Ana Gomes, seria "fazer a Galp ter outra política de preços que tivesse reflexo em todas as outras petrolíferas que atuam no mercado nacional". 

Em última análise, acrescenta a ex-eurodeputada, seria "fazer aquilo que o ministro da economia começou por admitir que era a ideia de um imposto por lucros excessivos" que é "exatamente aquilo que Draghi está a fazer na Itália".

Leia Também: Costa refere que nem sempre redução do ISP baixa o preço dos combustíveis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório