Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Impedir audições? "Ou o PS tem algo a esconder ou quer agradar ao PCP"

Marques Mendes afirma que uso da maioria absoluta do PS para impedir audições é "abusar" da mesma. 

Impedir audições? "Ou o PS tem algo a esconder ou quer agradar ao PCP"
Notícias ao Minuto

22:34 - 08/05/22 por Marta Ferreira

Política Setúbal

Luís Marques Mendes, político e comentador na SIC Notícias, analisou este domingo, dia 8 de maio, a polémica que envolve o acolhimento de refugiados ucranianos por russos pró-Kremlin e afirmou que em cima da mesa estão uma de duas hipóteses: "Ou o PS ao impedir audição tem algo a esconder ou quer agradar ao PCP". 

De acordo com o comentador, tendo em conta que Igor Khashin, figura central de toda a polémica por ser o líder da comunidade russa em Portugal, era investigado e observado pelos serviços de informação portugueses - que entregam relatórios ao primeiro-ministro sobre estes assuntos - não se entende porque as autarquias não foram informadas

Por isso, Marques Mendes salienta que é preciso esclarecer por que motivo António Costa reteve informação. Para o comentador, é "essencial" agora que o primeiro-ministro tome iniciativa para esclarecer tudo ou que a Assembleia da República exija esse mesmo esclarecimento. 

Dentro ainda desta temática, e da questão da Assembleia da República, o político afirma que é "muito estranho" o Partido Socialista ter impedido algumas audições, nomeadamente a audição do "presidente da Câmara de Setúbal e da embaixadora da Ucrânia em Portugal, que foi a primeira a denunciar estas situações".  

"Ou o PS ao impedir tem algo a esconder, é uma hipótese, ou quer agradar ao PCP, fazer um favor ao PCP porque este tema é incómodo", defendeu o comentador acrescentando que isto "é um mau exercício da maioria absoluta". 

"Todos os partidos queriam fazer um conjunto de audições, e bem. Queriam esclarecer e o Partido Socialista usa a sua maioria absoluta para impedir", apontou ainda. 

Marques Mendes afirma que este uso da maioria absoluta é "abusar" da mesma e que o primeiro-ministro "não fica bem na fotografia" enquanto não esclarecer tudo. 

Leia Também: Setúbal. Montenegro insta oposição na AR a criar comissão de inquérito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório