Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

PS diz que país perdeu pensadora livre e de grande capital intelectual

O PS manifestou hoje "profundo pesar" pela morte da antiga dirigente do partido Elisa Damião, enaltecendo o "importante legado de ativismo sindical" e considerou que o país perdeu "uma pensadora livre e de grande capital intelectual".

PS diz que país perdeu pensadora livre e de grande capital intelectual
Notícias ao Minuto

15:51 - 07/05/22 por Lusa

Política Elisa Damião

"Foi com profundo pesar que o Partido Socialista recebeu a triste notícia do falecimento de Elisa Maria Ramos Damião, sua antiga dirigente", dá conta uma nota divulgada pelo partido.

O PS acrescenta que "Portugal perdeu, não só uma pensadora livre e dotada de grande capacidade intelectual, que materializou nos inúmeros artigos que publicou sobre temáticas sociais, mas também uma referência de caráter".

Elisa Damião "deixou-nos um importante legado de ativismo sindical de rara qualidade e destacada determinação", complementa a nota.

A antiga dirigente da União Geral de Trabalhadores (UGT) e deputada do PS entre a V e VI legislaturas Elisa Damião morreu hoje com 75 anos, disse fonte do Conselho Económico e Social (CES) à Lusa.

Elisa Maria Ramos Damião foi deputada socialista eleita pelos círculos eleitorais de Braga (V Legislatura), Leiria (VI) e Lisboa (VII), entre 1987 e 1999, onde desempenhou o cargo de secretária da mesa da Assembleia da República.

Antiga dirigente do PS e membro do Conselho de Administração da Fundação Europeia para a Qualidade de Vida, Elisa Damião fez também parte da direção de José Manuel Torres Couto na UGT, na década de 1980.

Enquanto eurodeputada, entre 1999 e 2004, integrou a Comissão de Emprego e Assuntos Sociais e Delegação para as relações com o Canadá.

Leia Também: Presidente lamenta morte de Elisa Damião e lembra vida dedicada às causas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório