Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Aplausogate. Governo não aplaudiu Zelensky, mas fê-lo com outros líderes

Executivo de António Costa não quebrou protocolo e absteve-se de aplaudir o presidente ucraniano.

Aplausogate. Governo não aplaudiu Zelensky, mas fê-lo com outros líderes
Notícias ao Minuto

23:03 - 23/04/22 por Notícias ao Minuto

Política Parlamento

Diz o protocolo que membros do Governo e o presidente da Assembleia da República não devem aplaudir o discurso de chefes de Estado convidados para falar no hemiciclo. Mas, se Augusto Santos Silva acabou por aplaudir o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assim como outros ministros na bancada do Governo, o primeiro-ministro cumpriu à risca o dogma e manteve as mãos firmemente quietas.

Cumpriu... Desta vez. O passado de António Costa no que diz respeito aos seus aplausos não é 'incólume'.

Segundo a CNN Portugal, o Parlamento acolheu o rei de Espanha, Felipe VI, em novembro de 2016. Nessa intervenção, perante a ausência de palmas dos partidos à Esquerda do Partido Socialista, Costa levantou-se e aplaudiu o monarca do outro lado da fronteira.

Dois anos depois, em 2018, a Assembleia da República recebeu o presidente de Angola, João Lourenço, e, diz também a CNN, o Governo aplaudiu de pé, unanimemente.

O protocolo em torno dos aplausos no Parlamento tende a ser respeitado pelo Governo, em cerimónias oficiais. Por exemplo, nas cerimónias do 25 de Abril, o Executivo deve evitar demonstrar apoio às intervenções vindas do púlpito acima das suas cabeças.

Na intervenção de Volodymyr Zelensky, a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentas, Ana Catarina Mendes, a ministra da Defesa, Helena Carreiras, e o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, também se abstiveram de aplaudir.

Nas imagens do Parlamento, é possível ver que Helena Carreiras ainda se preparou para aplaudir, mas o olhar reprovador do primeiro-ministro demoveu-a.

Leia Também: Governo seguiu protocolo e não aplaudiu Zelensky, mas nem todos cumpriram

Recomendados para si

;
Campo obrigatório