Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Descida do ISP. "Governo vai continuar a ganhar dinheiro"

O líder do PSD disse que há medidas que são "vendidas [e recebidas] como bem intencionadas", mas que é preciso esclarecer a forma como serão aplicadas.

Descida do ISP. "Governo vai continuar a ganhar dinheiro"
Notícias ao Minuto

13:55 - 08/04/22 por Teresa Banha

Política ISP

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), fez algumas declarações esta sexta-feira, na sequência das declarações do ministro da Economia e do Mar, que anunciou que o valor do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) iria descer.

Considerando que há medidas por parte do Governo que são "vendidas [e recebidas] como bem intencionadas", Rui Rio reitera que é necessário explicar melhor como o Governo vai combater os aumentos da inflação e do preço dos combustíveis. "São muitas e muito generalizadas", considerou, afirmando que as diferentes formas como podem ser aplicadas essas medidas irá definir como as famílias e empresas portuguesas irão sentir estas alterações.

O social democrata considerou que a "medida mais concreta" é a que está relacionada com a descida do ISP, anunciada esta sexta-feira.

"Para mim é claro [...]. [Governo] diz: 'Vamos reduzir o ISP na proporção dos ganhos de IVA de outubro de 2001 para cá. Acontece que o orçamento que está em vigor é o Orçamento de 2021. Portanto, a  receita de IVA programada está programada em função das cotações do CRUD em fins de 2020. Aí, há uma diferença de preço muito grande", referiu, explicando que em janeiro o valor do CRUD era de 51, em outubro era 79 e agora está a 100. "Isto quer dizer que o Governo vai continuar a ganhar dinheiro com o preços dos combustíveis", rematou, explicando que a única diferença é que vai "ganhar um pouco menos".

Recordando as empresas que, "devido à sua natureza", aumentaram o seu lucro durante a pandemia de Covid-19, como é o caso das empresas que vendiam testes para a Covid-19, Rui Rio disse concorda com medidas que iriam possibilitar taxar os lucros adicionais. "Concordo com a mesma coisa no que à guerra concerne", afirmou.

"Quando nós vivemos uma situação anómala, como na pandemia e na guerra e há setores de nicho que ganham com isso quando todos os outros perdem, esses devem contribuir mais, se é isso estou de acordo", disse, em resposta aos jornalistas, que o questionaram acerca de uma das medidas que o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, disse que o Governo estava a considerar.

Leia Também: BE quer saber "como, quando e aonde" Governo taxará lucros das empresas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório