Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Ferreira Leite sobre programa do Governo: "Fico assustadíssima"

A antiga ministra do Estado e das Finanças deixou duras críticas não só ao Executivo, como também a António Costa.

Ferreira Leite sobre programa do Governo: "Fico assustadíssima"
Notícias ao Minuto

08:45 - 08/04/22 por Notícias ao Minuto

Política Manuela Ferreira Leite

Manuela Ferreira Leite esteve, esta quinta-feira, no 'Crossfire', da CNN Portugal, programa no qual é comentadora habitual. A antiga governante debruçou-se sobre o programa do Governo, que foi ontem discutido ontem no Parlamento.

A ex-ministra do Estado e das Finanças deixou duras críticas ao programa do Governo. A comentadora considerou que o programa ficou aquém do que é necessário, tanto em "questões demográficas", como em matérias fiscais. "Eu fico assustadíssima", confessou.

Ferreira Leite defendeu que a promoção da progressividade fiscal prevista no programa do Governo, não deveria significar "uma alteração à estrutura fiscal, porque neste momento quem paga os impostos é classe média".

"São aqueles que têm rendimentos médios que começam a pagar as mais altas taxas de imposto que atingem as pessoas que têm muitos rendimentos", defendeu, acrescentando que isto acontecia porque a classe média era a "mais numerosa" em Portugal "Isto é de uma injustiça sem dimensão", acrescentou.

A ex-ministra criticou ainda a intervenção de António Costa, considerando que o primeiro-ministro deveria ser "a única pessoa na Europa" a dizer que a inflação "com que se conta" a partir de agora é "transitória".

"A inflação já estava a começar a existir antes da guerra [...] mas como ninguém sabe quanto tempo [o conflito] dura, não se pode dizer que é algo transitório", defendeu.

Leia Também: Debate do programa termina com chumbo da moção de rejeição do Chega

Recomendados para si

;
Campo obrigatório