Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Rio atira TAP, combustíveis e salários a Costa. "Mantém os 900 euros?"

Presidente do PSD foi o primeiro a dirigir perguntas a António Costa durante a apresentação do Programa do Governo no Parlamento.

Rio atira TAP, combustíveis e salários a Costa. "Mantém os 900 euros?"

Decorre a apresentação do Programa do Governo na Assembleia da República e foi Rui Rio quem abriu a fase de perguntas a António Costa. O líder do PSD começou pela TAP, que diz ser "uma empresa regional, que não presta o serviço público que é devido" e a política de rendimentos.

Diz que ainda “desde o 25 de Abril" a TAP anda "de mão estendida aos contribuintes”, numa verdadeira “orgia financeira”. “Mas a TAP vai cortar mais sete destinos e 700 mil lugares no Porto. É uma empresa regional e não presta o serviço público devido perante o dinheiro que todos pagamos”, refere. 

Sobre os salários, Rio volta à discussão da campanha eleitoral - em que o PSD defendia uma subida do salário mínimo (SMN) de acordo com a inflação e produtividade. Já o PS prometeu 900 euros de SMN em 2026 sem ter em conta a subida da inflação, diz Rio, que pergunta: "Mantém os 900 euros ou vai ajustar os valores com os da inflação?" Se não o fizer, "tiramos uma conclusão óbvia: enganou as pessoas".

Que fará o Governo "com a promessa de aumentar os salários médios", questiona ainda o PSD, defendendo que o Governo deveria devolver o valor extra que o Estado recebeu em impostos desde janeiro. "Porque é que não reduz o ISP à data em que o ISP começou a subir?", questionou ainda. 

Leia Também: Governo. Costa promete lealdade institucional e humildade democrática

Recomendados para si

;
Campo obrigatório