Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

De Medina a Temido. Os nomes já apontados para o novo Governo

Primeiro-ministro entrega esta noite a lista com a composição do novo Governo ao Presidente da República, mas já há nomes dados como quase certos.

De Medina a Temido. Os nomes já apontados para o novo Governo
Notícias ao Minuto

17:34 - 23/03/22 por Tomásia Sousa

Política Governo

António Costa participa, a esta hora, no arranque das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, onde se vai cruzar com Marcelo Rebelo de Sousa. Mas é mais tarde, esta noite, que Primeiro-ministro e Presidente da República voltam a encontrar-se para a entrega dos nomes dos ministros e secretários de estado que compõem o novo Governo.

Só nessa altura será oficial a composição do XXIII Governo Constitucional mas, para já, imprensa e fontes próximas do Partido Socialista dão já como certos alguns nomes.

Fernando Medina deverá assumir a pasta de ministro das Finanças. Já Gomes Cravinho passa da Defesa para o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Marta Temido, a ministra que segurou a pasta da Saúde durante os meses mais duros da pandemia da Covid-19, deverá manter-se à frente daquele ministério.

António Costa já revelou, esta manhã, que o novo Governo "terá 17 ministros e 38 secretários de Estado (menos 20% de governantes do que no Executivo precedente)" e também que "decidiu avançar com a concentração de ministérios num só espaço físico".

A posse do novo Governo, que tem menos dois ministérios e 12 secretarias de Estado, deverá acontecer daqui a uma semana, a 30 de março.

Com apenas cinco mesas por contar, tudo indica que o Partido Socialista conquistou os dois mandatos do círculo da Europa na repetição das eleições legislativas.

Segundo o cabeça de lista do partido por este círculo, Paulo Pisco, o PS reúne 34.162 votos e o PSD 15.585, segundo os resultados provisórios, o que significa que Paulo Pisco e Nathalie de Oliveira, ambos socialistas, serão os dois deputados do círculo da Europa na Assembleia da República.

Leia Também: SEDES pede reforma da lei eleitoral para valorizar voto dos emigrantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório