Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Bloco apresenta 'selo' para espaços noturnos como combate ao "assédio"

O Bloco de Esquerda apresentou, na passada terça-feira, uma proposta, na Assembleia Municipal (AM) de Lisboa, para contribuir para a redução dos "casos de assédio e de importunação sexual" nos estabelecimentos noturnos.

Bloco apresenta 'selo' para espaços noturnos como combate ao "assédio"
Notícias ao Minuto

09:07 - 16/03/22 por Beatriz Maio

Política Assédio sexual

O Bloco de Esquerda (BE) lançou, na passada, terça-feira, um debate sobre assédio e violência de género na noite na Assembleia Municipal (AM) de Lisboa, deixando como recomendação à autarquia a implementação de um selo 'espaço livre de assédio' em estabelecimentos noturnos que adiram à iniciativa.

Para apresentar esta proposta, o Bloco considerou que, na sociedade, existe ainda “discriminação de género” e “sexismo", que “se expressam tantas vezes sob a forma de violência contra as mulheres”, bem como espaços noturnos frequentemente “palco de casos de assédio e de importunação sexual”.

Segundo a deputada pelo Bloco na AM Leonor Rosas, a discussão sobre esta temática levou a que os direitos das mulheres fossem também questionados. Numa publicação nas redes sociais de Leonor pode ler-se: “As direitas clamam pelos direitos dos homens, dizem que não sabemos namorar, chamam-nos ridículas e dizem que o assédio não é um assunto. Assim se vê a importância que dão aos direitos das mulheres”.

Todos os pontos da sugestão do BE foram aprovados, entre os quais a formação dos profissionais da noite, o estabelecimento de um protocolo de denúncia de assédio, violência ou importunação sexual e o compromisso dos estabelecimentos de denunciar estas situações.

O Bloco de Esquerda aconselhou a Câmara Municipal de Lisboa a criar um plano de combate à violência e assédio sexual na noite, de forma a “melhorar a resposta dada às vítimas” e ainda a sensibilizar o Governo a estender a medida a outras cidades.

Leia Também: CDS. Nuno Melo quer "centro-direita moderno" e militantes a pagar quotas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório