Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

“Dentro do possível, temos de ser implacáveis com a Rússia”, diz Rio

O ainda líder do PSD afirmou que "as sanções [à Rússia] devem ir o mais longe possível e nós todos temos de ter consciência e transmitir isso às populações".

“Dentro do possível, temos de ser implacáveis com a Rússia”, diz Rio
Notícias ao Minuto

16:16 - 10/03/22 por Beatriz Cavaca

Política Rui Rio

Na conferência do PPE (Partido Popular Europeu) esta quinta-feira, o líder do PSD aproveitou a oportunidade para falar da questão da invasão russa à Ucrânia, que domina a agenda política internacional nas últimas semanas.

Numa curta intervenção, o ainda líder da oposição, afirmou que o que se pode esperar do PPE é "uma estratégia de combate à Rússia que passa não pelo ataque militar mas pelo atrofiamento do desenvolvimento da economia da Rússia". 

Dentro do possível, temos de ser implacáveis com a Rússia” diz ainda, apesar de alguns países como a Alemanha serem mais dependentes do ponto de vista energético deste país.

Questionado se as sanções devem ir mais longe, respondeu afirmativamente, referindo que "as sanções [à Rússia] devem ir o mais longe possível e nós todos temos de ter consciência e transmitir isso às populações" mesmo que estas tenham "um efeito ricochete e um custo que neste momento é mais evidente com o aumento do preço dos combustíveis".

Em relação aos combustíveis acrescenta que "temos todos de pagar esse preço [elevado] em nome da paz e do equilíbrio na Europa".

Recorda-se que a Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 516 mortos e mais de 900 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de 2,3 milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: Rui Rio defende que voto de emigrantes no Chega é "voto perdido"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório