Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

PSD. "A União Europeia vai ter de suportar enormes custos da guerra"

Vital Moreira acredita que a China e os Estados Unidos serão os "principais beneficiários" do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

PSD. "A União Europeia vai ter de suportar enormes custos da guerra"
Notícias ao Minuto

18:19 - 07/03/22 por Beatriz Maio

Política Vital Moreira

Comentando os desenvolvimentos do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o constitucionalista Vital Moreira questiona, num artigo publicado no blogue Causa Nossa, se "não será altura de a União Europeia introduzir um módico de racionalidade e de self-interest na avaliação da guerra".

O ex-eurodeputado do PS comenta que, após quase duas semanas do início da invasão russa, a guerra "só vai terminar com a derrota e ocupação da Ucrânia e que, quanto mais durar a guerra, mais destruído ficará o país".

Perante as sanções aplicadas à Rússia, Vital Moreira questiona ainda se a União Europeia, "sem prejuízo da condenação da invasão e da solidariedade com Kiev", deverá "reponderar a sua atitude passional e de alinhamento acrítico com Washington", encarando assim "a possibilidade de se tornar num fator ativo de moderação, em prol de um cessar-fogo e do início de negociações para a paz".

Por fim, o constitucionalista pergunta se "não parece já evidente" que "a União Europeia vai ter de suportar enormes custos da guerra (refugiados, preços da energia, inflação, travagem dos crescimento económico, nova guerra-fria duradoura com a Rússia) e que a China e os Estados Unidos vão ser os seus principais beneficiários".

Leia Também: Presidente da República convoca Conselho de Estado para 14 de março

Recomendados para si

;
Campo obrigatório