Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

PEV condena invasão russa e apela ao fim imediato da intervenção militar

O PEV condenou hoje a "ação belicista da Rússia" contra a Ucrânia, considerando que "nada justifica a guerra e a consequente perda de vidas humanas", apelando ao Kremlin para "travar de imediato" os bombardeamentos e a intervenção militar.

PEV condena invasão russa e apela ao fim imediato da intervenção militar
Notícias ao Minuto

12:52 - 24/02/22 por Lusa

Política Ucrânia

Em comunicado, o Partido Ecologista "Os Verdes" sustenta que "nada justifica a guerra e a consequente perda de vidas humanas".

"Os Verdes, enquanto partido pacifista, condenam a ação belicista da Rússia, estas madrugadas, contra os territórios da Ucrânia", declaram.

Na primeira condenação direta das ações de Moscovo desde a escaldada da tensão com Kiev, o PEV referiu que a "escalada de agressão e violência" não podem "ser a resposta", por isso, a invasão iniciada na madrugada de hoje "deve ser totalmente condenada".

"Os Verdes" também declararam solidariedade para com a população ucraniana, "que vê a sua vida ameaçada e destruída" por causa do ataque russo.

Em consonância com aquilo que têm sido as posturas anteriores, o partido diz que Portugal e a União Europeia (UE) não podem considerar uma resposta militar, uma vez que "constituiria um risco agravado de uma escalada sem precedentes".

No entanto, em linha com aquilo que já tinha dito sobre o assunto, o PEV diz que não se pode "branquear todo o papel da Aliança do Tratado do Atlântico Norte (NATO) na destabilização da região ao longo dos anos".

O presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, anunciou hoje de madrugada o início de uma operação militar na Ucrânia, alegando que se destina a proteger civis de etnia russa nas regiões de Donetsk e Lugansk que reconheceu como repúblicas independentes na segunda-feira.

Em reação a essa decisão, o primeiro-ministro, António Costa, escreveu na sua conta na rede social Twitter: "Condeno veementemente a ação militar da Rússia à Ucrânia. Irei reunir com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, o ministro da Defesa Nacional e o chefe de Estado Maior General das Forças Armadas. E solicitei ao senhor Presidente da República reunião urgente do Conselho Superior de Defesa Nacional".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou para as 12:00 uma reunião deste órgão de consulta. Antes, pelas 10:30, reuniu-se com o ministro da Defesa Nacional e com o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

No Twitter, os presidentes do Conselho Europeu, Charles Michel, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, advertiram hoje que o Kremlin será responsabilizado pelos seus atos.

Para hoje às 19h00 de Lisboa está marcada uma cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da União Europeia.

Leia Também: Bloco defende que Portugal "deve condenar a aventura militar de Putin"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório