Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

IL solidária com povo ucraniano "sob ataque do regime autocrático russo"

A Iniciativa Liberal solidarizou-se hoje com o povo ucraniano que está sob "ataque criminoso do regime autocrático russo", defendendo que Portugal deve ajudar "imediatamente os portugueses na Ucrânia e as famílias ucranianas" no país.

IL solidária com povo ucraniano "sob ataque do regime autocrático russo"
Notícias ao Minuto

10:48 - 24/02/22 por Lusa

Política Rússia/Ucrânia

"A Iniciativa Liberal está solidária com o povo ucraniano, sob ataque criminoso do regime autocrático russo, um ataque a todo o mundo livre. Um povo na linha da frente com enorme dignidade e coragem no regresso das trevas da guerra à Europa", pode ler-se numa primeira reação do partido nas redes sociais.

Na perspetiva do partido liberal, "Portugal deve ajudar imediatamente os portugueses na Ucrânia e as famílias ucranianas em Portugal".

O presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, anunciou hoje de madrugada o início de uma operação militar na Ucrânia, alegando que se destina a proteger civis de etnia russa nas regiões de Donetsk e Lugansk que reconheceu como repúblicas independentes na segunda-feira.

Em reação a essa decisão, o primeiro-ministro, António Costa, escreveu na sua conta na rede social Twitter: "Condeno veementemente a ação militar da Rússia à Ucrânia. Irei reunir com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, o ministro da Defesa Nacional e o chefe de Estado Maior General das Forças Armadas. E solicitei ao senhor Presidente da República reunião urgente do Conselho Superior de Defesa Nacional".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou para as 12:00 uma reunião deste órgão de consulta. Antes, pelas 10:30, irá reunir-se com o ministro da Defesa Nacional e com o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

No Twitter, os presidentes do Conselho Europeu, Charles Michel, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, advertiram hoje que o Kremlin será responsabilizado pelos seus atos.

Para hoje às 19:00 de Lisboa está marcada uma cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da União Europeia.

Leia Também: IL quer testar "verdadeira abertura ao diálogo" do PS na discussão do OE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório