Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Rio participou em cimeira e diz que "perspetivas não são as melhores"

O presidente do PSD, Rui Rio, participou hoje na cimeira extraordinária do Partido Popular Europeu sobre o conflito na Ucrânia, realizada por videoconferência, e manifestou-se pessimista, criticando "a postura agressiva da Rússia".

Rio participou em cimeira e diz que "perspetivas não são as melhores"
Notícias ao Minuto

20:43 - 23/02/22 por Lusa

Política Ucrânia

"Infelizmente, as perspetivas não são as melhores, face à postura agressiva da Rússia", escreveu Rui Rio, na sua conta na rede social Twitter, depois de ter participado nesta cimeira do PPE.

A reunião do PPE aconteceu na véspera de uma cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, hoje convocada, para discutir a escalada da tensão entre Ucrânia e Rússia.

A convocação deste Conselho Europeu extraordinário ocorre no mesmo dia em que o Comité de Representantes Permanentes dos Governos dos Estados-Membros da União Europeia adotou, em definitivo, as sanções contra a Rússia aprovadas na terça-feira pelos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27.

Na terça-feira à noite, os embaixadores dos Estados-membros junto da UE já haviam dado aval à lista de sanções europeias à Rússia, que, segundo o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, visam "atingir, e muito" as autoridades russas, tendo o pacote sido formalmente adotado hoje.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, e dois bancos privados da Rússia estão entre os alvos das sanções, que abrangem 27 indivíduos e entidades dos setores político, militar, empresarial e dos media, além de cerca de 350 membros da câmara baixa do parlamento russo (Duma).

Relativamente às sanções financeiras, preveem-se restrições às relações económicas e comerciais da UE com as duas regiões separatistas, de Donetsk e Lugansk, bem como o congelamento de bens de dois bancos privados russos e limites à capacidade de o Estado russo aceder aos mercados de capitais e financeiros da UE.

As posições da UE surgem após o Presidente russo, Vladimir Putin, ter assinado, na segunda-feira à noite, um decreto que reconhece as autoproclamadas repúblicas de Lugansk e de Donetsk, no Donbass (leste da Ucrânia), e de ter ordenado a mobilização do exército russo para "manutenção da paz" nestes territórios separatistas pró-russos.

A decisão de Putin foi condenada pela generalidade dos países ocidentais, que temiam há meses que a Rússia invadisse novamente a Ucrânia, depois de ter anexado a península ucraniana da Crimeia em 2014.

Leia Também: Ucrânia: Alemanha e França acusam Putin de "destruir" Acordos de Minsk

Recomendados para si

;
Campo obrigatório