Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ministério dos Negócios Estrangeiros foi alvo de ataque informático

A Polícia Judiciária já está a investigar.

Ministério dos Negócios Estrangeiros foi alvo de ataque informático
Notícias ao Minuto

19:40 - 23/02/22 por Marta Ferreira

Política Ciberataque

O Ministério dos Negócios Estrangeiros foi alvo de um ataque informático esta quarta-feira. A informação foi inicialmente avançada pela revista Sábado e confirmada pela CNN Portugal.

Esta invasão, detetada pelo Serviço de Informações de Segurança (SIS), poderá ter comprometido informação confidencial do Estado, uma vez que a Rede Informática do Governo (RING) poderá ter sido acedida indevidamente. A Polícia Judiciária encontra-se a investigar.

A consequência mais notada foi a interrupção do serviço de email do ministério tutelado por Augusto Santos Silva. Para já, desconhecem-se a origem ou objetivos deste ataque. 

Recorde-se que, nas últimas semanas, foram registados vários ciberataques a múltiplas empresas de comunicação - como a Vodafone, grupo Impresa, Cofina ou a página do Parlamento.

O grupo de hackers que atacou os sites do grupo Impresa, no início do ano, alegou ser o autor deste ataque, e colocou o site da Assembleia da República à venda na Internet com o que disse ser informação roubada, como "informação sensível" sobre o governo, os partidos e os políticos. No entanto, pouco tempo depois um grupo que alegava ser o "verdadeiro Lapsu$ Group" negava a autoria.

[Notícia atualizada às 20h05]

Leia Também: Vodafone diz que (talvez) nunca saberá a razão do ciberataque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório