Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ventura expulso do Twitter diz "ponderar recorrer à justiça"

Líder do Chega confirma expulsão acrescentando que foi banido por "supostamente violar regras de discriminação étnica e racial".

Ventura expulso do Twitter diz "ponderar recorrer à justiça"
Notícias ao Minuto

15:49 - 23/02/22 por Marta Ferreira

Política CHEGA

O presidente do Chega, André Ventura, foi expulso da rede social Twitter por violar as regras no que se diz respeito à "conduta de propagação de ódio".

Ao Notícias ao Minuto, Ventura confirma a expulsão. "Baniram-me por violar as regras do Twitter, supostamente por violar regras de discriminação étnica e racial", explica. 

Para o líder do Chega, a decisão é "uma vergonha, o grau zero da democracia" e adianta estar a "ponderar recorrer à justiça". 

O líder do Chega tinha sido suspenso, na segunda-feira, devido a uma publicação em que o líder da terceira força política do país afirmava que "a Europa corre grande perigo e só o CHEGA tem a coragem de o dizer".

Nesta publicação surge uma imagem do atentado perpetrado em Paris em 7 de janeiro de 2015 - onde foi morto um polícia e 11 jornalistas do jornal satírico Charlie Hebdo - onde o partido deixa a seguinte mensagem: "só o Chega percebe os riscos da imigração islâmica descontrolada".

Quando se tenta aceder atualmente à conta de André Ventura no Twitter, surge a mensagem "Conta suspensa: o Twitter suspende as contas que violam as Regras do Twitter".

André Ventura, recorde-se, já tinha visto a sua conta de Twitter ser suspensa em setembro de 2021 e em maio do mesmo ano foi bloqueada temporariamente depois de ter escrito que "Eduardo Cabrita devia ser decapitado".

Depois destas sucessivas suspensões, a rede social decidiu não voltar a restaurar a conta. 

Quais as regras do Twitter que podem levar a uma suspensão ou expulsão?

A rede social Twitter conta com um conjunto de regras que regularizam a forma como é feito o diálogo de forma a garantir "liberdade e segurança". 

"Violência, assédio e outros tipos de comportamentos semelhantes impedem que as pessoas se expressem e diminuem o valor do diálogo público global", explica a rede social sobre as suas "regras e políticas". 

Neste conjunto de regras, é indicado que não é permitida violência seja através de ameaças a uma determinada pessoa ou a um grupo de pessoas. "Também proibimos a glorificação da violência", acrescenta a página da rede social. 

O terrorismo ou extremismo violento, a exploração sexual de menores, o abuso ou assédio e a conduta de propagação de ódio, seja com base na "raça, etnia, nacionalidade, casta, orientação sexual, género, identidade de gênero, religião, idade, deficiência ou doença grave", também não são aceites pelo Twitter. 

Outras coisas que podem levar à suspensão de uma conta passam pela violência explícita ou conteúdo adulto, bem como "produtos ou serviços ilegais ou regulamentados".

Focando em questões da privacidade, informações pessoais ou nudez não consensual também são proibidos pelo Twitter. 

Leia Também: Twitter suspende novamente conta oficial de André Ventura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório