Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia "tem de decidir se quer regressar ao pesadelo" da Guerra Fria

O presidente do PSD, Rui Rio, reiterou hoje a condenação da Rússia pela sua atuação na Ucrânia e defendeu que o país "tem de decidir se quer regressar ao pesadelo" da Guerra Fria "ou abraçar a paz".

Rússia "tem de decidir se quer regressar ao pesadelo" da Guerra Fria
Notícias ao Minuto

14:19 - 22/02/22 por Lusa

Política Rui Rio

"A Rússia tem de ser condenada. Faço parte de uma geração que viveu a Guerra Fria e o pesadelo da Destruição Mútua Assegurada; uma geração que sonhou no dia da queda do muro de Berlim. Esta é a hora em que a Rússia tem de decidir se quer regressar ao pesadelo ou abraçar a paz", referiu Rio, numa publicação na rede social Twitter.

Hoje, em comunicado, o PSD já tinha condenado a decisão da Rússia de reconhecer a independência das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, considerando que o Kremlin prejudicou a soberania de outros países através da alteração das fronteiras "pela força".

"Trata-se de uma violação do direito internacional, dos acordos de Minsk e do princípio do respeito pela integridade territorial dos Estados", acrescentou o partido.

Na ótica do PSD, "nenhuma ordem internacional pode subsistir quando os Estados se sentem livres para colocar em causa a soberania de outros Estados e para alterar as fronteiras pela força".

Apelando à diplomacia e a uma "solução pacífica dos conflitos", o PSD sustentou que é necessário impedir uma "ainda maior escalada da situação".

No entanto, a comunidade internacional "tem de deixar bem claro que há punições" para os países que não cumprem com as regras e legislação internacionais.

Por isso, os sociais-democratas concordam com a imposição de sanções à Rússia pela União Europeia (UE).

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou na segunda-feira o reconhecimento por parte deste país da independência de Donetsk e Lugansk, territórios pertencentes à Ucrânia.

Um clima de incerteza em relação a uma possível invasão russa ao território ucraniano caracterizou as últimas semanas, pontuadas por ameaças de sanções pelos países ocidentais.

Leia Também: Rio pede "tranquilidade" e "serenidade" no processo eleitoral do PSD

Recomendados para si

;
Campo obrigatório