Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Catarina Martins elogia PJ e diz que "especulação não ajuda ninguém"

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou hoje que a Polícia Judiciária fez o seu trabalho ao impedir uma "ação terrorista" na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, recusando fazer mais comentários porque "a especulação não ajuda ninguém".

Catarina Martins elogia PJ e diz que "especulação não ajuda ninguém"
Notícias ao Minuto

12:57 - 11/02/22 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

Lisboa, 11 fev 2022 (Lusa) -- A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou hoje que a Polícia Judiciária fez o seu trabalho ao impedir uma "ação terrorista" na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, recusando fazer mais comentários porque "a especulação não ajuda ninguém".

O suspeito do ataque terrorista, travado pela Polícia Judiciária na quinta-feira, é hoje ouvido em primeiro interrogatório judicial.

À margem de uma visita à Associação para o Planeamento da Família (APF), em Lisboa, Catarina Martins foi questionada sobre este caso, escusando-se a fazer grandes comentários.

"A Polícia Judiciária fez o seu trabalho, julgo que não devo dizer mais nada e devemos ter mais dados e acompanhar a atuação da polícia", respondeu de forma sucinta,

Questionada sobre se esta é uma situação preocupante, a líder do BE considerou que a "especulação não ajuda ninguém" e não se alongou.

"Registamos que a Polícia Judiciária fez o que devia fazer e agora acompanharemos o caso com toda a atenção", reiterou.

Um jovem de 18 anos foi detido na quinta-feira pela Polícia Judiciária (PJ), que diz ter impedido assim uma "ação terrorista" e ter apreendido várias armas proibidas.

Em comunicado com o título "Impedida ação terrorista", a PJ diz que a investigação que levou à detenção foi desencadeada "por suspeitas de atentado dirigido a estudantes universitários da Universidade de Lisboa".

Através da Unidade Nacional Contraterrorismo, a PJ encetou na quinta-feira de manhã a operação, cumprindo mandados de busca domiciliária.

Fonte ligada ao processo disse entretanto à agência Lusa que o alerta para o atentado terrorista foi dado pelo FBI, unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

A mesma fonte confirmou que o detido tem nacionalidade portuguesa e que o ataque estava previsto para esta sexta-feira.

No entanto, a fonte adiantou que seria um atentado a título individual e não teria por detrás a ação de um grupo.

O arguido, detido em flagrante pela posse das armas, está também indiciado pela prática do crime de terrorismo.

JF (IMA/FP/FC) // JPS

Lusa/fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório