Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

IL? "PSD não aceita abastardar uma tradição clássica da vida parlamentar"

Rui Rio reiterou a sua posição contra a Iniciativa Liberal mudar de lugar no hemiciclo e passar para o centro, entre PS e PSD. Para o ainda líder social democrata, a proposta "anda próximo de ser uma brincadeira de mau gosto". 

IL? "PSD não aceita abastardar uma tradição clássica da vida parlamentar"
Notícias ao Minuto

08:31 - 11/02/22 por Notícias ao Minuto

Política Rui Rio

Depois de ter conquistado um grupo parlamentar com oito deputados, nas eleições legislativas antecipadas do passado dia 30 de janeiro, e de ter 'subido' a quarta força política nacional, o Iniciativa Liberal (IL) disse, esta quarta-feira, querer mudar de lugar na Assembleia da República. Rui Rio levantou a sua voz em protesto, garantindo, no Twitter, que "o PSD não aceita abastardar uma tradição clássica da vida parlamentar democrática".

O partido liderado por João Cotrim de Figueiredo, recorde-se, pediu para mudar de lugar no hemiciclo e passar para o centro, o "mais distante dos extremos", uma pretensão que já foi apresentada formalmente. 

"Desta vez, em tempo útil, a IL demonstrou formalmente junto da Assembleia da República, ao Presidente e ao Secretário-geral, a sua vontade, tendo apresentado uma análise comparativa do Parlamento Europeu e de diversos parlamentos nacionais, demonstrando que os partidos liberais se posicionam no centro dos hemiciclos, não por uma questão simples de 'esquerda-direita', mas por ser nesse formato o lugar mais distante dos extremos", explicou a fonte oficial à Lusa.

Com o desenho atual do hemiciclo, e caso este pedido seja atendido, o grupo parlamentar da IL ficaria entre PS e PSD.

Mas Rui Rio não gostou da ideia. E isto mesmo fez saber em declarações aos jornalistas, ontem, onde considerou ser "absolutamente indiscutível", numa perspetiva ideológica, que o "Iniciativa Liberal se situa à direita do PSD, que é um Partido Social Democrata". Mas mais. A proposta feita pelo partido liderado por João Cotrim de Figueiredo "anda próximo de ser uma brincadeira de mau gosto"

Mais tarde, no Twitter, o (ainda) líder do PSD voltou ao ataque. "A IL quer privatizar a economia e o Estado social na sua plenitude, e fixar uma taxa única de IRS. Está no seu pleno direito, mas a sua ideologia é objetivamente à direita da social-democracia", começou por afirmar, acrescentando que "o PSD não aceita abastardar uma tradição clássica da vida parlamentar democrática".

Nas eleições de dia 30 de janeiro, a IL passou de um deputado único - que tinha elegido nas legislativas de estreia, em 2019 - para um grupo parlamentar de oito deputados, passando a ser a quarta força política, com 4,98% resultantes de 268.414 votos. 

Leia Também: Rio "não aceita" que Iniciativa Liberal se sente entre o PS e o PSD na AR

Recomendados para si

;
Campo obrigatório