Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Lamentável". Sousa Real critica André Silva e recusa ser "autoritária"

A líder do PAN confessou que não deixará a liderança do partido, a menos que da reflexão interna resulte essa vontade.

"Lamentável". Sousa Real critica André Silva e recusa ser "autoritária"
Notícias ao Minuto

23:01 - 08/02/22 por Beatriz Maio

Política PAN

Inês Sousa Real esteve, esta terça-feira, presente na edição da noite da SIC Notícias, onde esclareceu que “o nome do PAN não está na lama”, mas já passou por “momentos muito difíceis, é um facto, inclusivamente sob a direção de André Silva”.

Há sete meses que assumiu o cargo de porta-voz do PAN, o que, a seu ver, foi herdar “uma direção que estava fraturada” e “um partido que tinha dissidências internas”. Quanto ao antigo líder, Inês Sousa Real diz ser “muito lamentável” o facto de ter estado “calado todos estes meses”, não marcando presença “nos vários momentos quer da campanha, quer destes meses de passagem de pasta para a nova direção” e “venha agora de dedo apontado”. 

A responsável recorda que “houve várias acusações ao longo do tempo da forma autoritária como André Silva se dirigia às pessoas, e existiam inclusivamente queixas”. Já no seu caso, acredita que assume uma liderança que em nada se compara à de André Silva: “Se há coisa que não sou é, de facto, autoritária”, frisou, acrescentando que pode “ter muitos defeitos, mas não será certamente esse”.

A porta-voz do PAN diz não saber se André Silva pretende voltar a assumir a liderança do partido, contudo não deixa de lamentar a sua postura: “Há claramente aqui uma atitude consertada que a meu ver é lamentável”.

Em relação a deixar a liderança do partido, Inês Sousa Real assegura: “Se da reflexão interna alguma vez resultar que não me querem como porta-voz ou não me querem na Assembleia da República (AR), é evidente que não ficarei onde não sou desejada.

“O congresso para alteração dos estatutos vai realizar-se; agora, se vai ser apenas um congresso para alteração estatutária, ou também para eleições, isso é que o partido terá que refletir”, divulgou, explicando que “a decisão do tipo de congresso que vamos ter caberá aos nossos filiados e filiadas, que devem ser ouvidos”. Embora André Silva afirme não ter sido convidado, a líder do PAN revelou que “foi feito um convite a todos os filiados, inclusive a André Silva”, esclarecendo que o PAN não tem “filiados de primeira, nem de segunda”.

“Isto é um espetáculo absolutamente lamentável. Nós temos que ter a maturidade de perceber que existem múltiplos fatores que levaram a que não apenas o PAN, mas outras forças políticas nestas eleições, perdessem representatividade na AR”, concluiu.

Leia Também: André Silva recusa voltar à liderança do PAN e defende saída da porta-voz

Recomendados para si

;
Campo obrigatório