Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Nova composição de Governo perde mulheres no Parlamento

País passou de ter a percentagem mais alta de sempre de mulheres na Assembleia da República, conquistada em 2019, para perder deputadas nestas eleições.

Nova composição de Governo perde mulheres no Parlamento
Notícias ao Minuto

16:32 - 31/01/22 por Notícias ao Minuto

Política Eleições antecipadas

Com a Esquerda enfraquecida no Parlamento, também as mulheres perderam representatividade. Com esta nova composição de Governo, que ainda não é final, recuamos na conquista alcançada em 2019, ano em que se fez história com o maior número de mulheres com representação parlamentar.

Ainda nesse ano, ficávamos longe da paridade, mas agora, em 2022, mais longe ficámos. 

Passámos de 89 mulheres na Assembleia da República para apenas 84 num universo de 226 deputados já eleitos. As deputadas representam agora 37,2% dos deputados (em 2019 eram 39%), sendo que faltam ainda eleger quatro mandatos no estrangeiro, pelos círculos da Europa e Fora da Europa. Estes círculos ainda não estão fechados. 

Nos últimos dois anos, contavam-se 92 mulheres na composição do Governo (ou seja, 40% do total). Esta era a percentagem mais alta de sempre.

Recorde-se que, em 2019, a lei sofreu uma alteração que aumentou a representação mínima exigida para cada sexo.

Estabelece esta lei que tem de haver uma "representação mínima de 40% de cada um dos sexos, arredondada, sempre que necessário, para a unidade mais próxima" nos órgãos do poder político. 

Leia Também: Pela quarta vez, dissolução do parlamento resultou numa maioria absoluta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório