Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

PR de Cabo Verde felicita António Costa por "brilhante vitória"

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, felicitou António Costa pelo que apelidou de "brilhante vitória" nas eleições legislativas de domingo em Portugal, augurando o reforço das relações bilaterais "excelentes".

PR de Cabo Verde felicita António Costa por "brilhante vitória"
Notícias ao Minuto

09:17 - 31/01/22 por Lusa

Política Legislativas

"Telefonei ao Dr. António Costa para felicitá-lo pela brilhante vitória nas eleições legislativas portuguesas. As relações entre Portugal e Cabo Verde são desde sempre excelentes. Espero que ainda galguem novos patamares para o benefício mútuo dos dois países", escreveu o Presidente cabo-verdiano, numa mensagem colocada na sua conta oficial na rede social Facebook.

O PS alcançou no domingo a maioria absoluta e uma vantagem superior a 13 pontos percentuais sobre o PSD, numa eleição que consagrou o Chega como a terceira força política do parlamento.

Com 41,7% dos votos e 117 deputados no parlamento, quando faltam atribuir apenas os quatro mandatos dos dois círculos da emigração, António Costa alcança a segunda maioria absoluta da história do Partido Socialista, depois da de José Sócrates em 2005.

O PSD ficou em segundo lugar, com 27,80% dos votos e 71 deputados, o Chega alcançou o terceiro lugar, com 7,15% e 12 eleitos, a Iniciativa Liberal (IL) em quarto, com 5% e oito deputados, e o Bloco de Esquerda em sexto, com 4,46% e cinco eleitos.

A CDU com 4,39% elegeu seis deputados, o PAN com 1,53% terá um deputado no parlamento, e o Livre, com 1,28% também um deputado. O CDS-PP alcançou 1,61% dos votos, mas não elegeu qualquer deputado.

Leia Também: João, Telmo, Beatriz, Joacine. Os deputados que vão deixar a AR

Recomendados para si

;
Campo obrigatório