Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

"Ao PS interessa que muitas pessoas votem no Chega"

Rui Rio voltou a acusar António Costa de querer reeditar Geringonça.

"Ao PS interessa que muitas pessoas votem no Chega"
Notícias ao Minuto

13:32 - 28/01/22 por Notícias ao Minuto

Política Rui Rio

Rui Rio falou hoje aos jornalistas, em Oeiras, após reunião com a Liga dos Bombeiros. O líder do PSD voltou a acusar António Costa de falta de "coerência" e de ser o PS a fomentar a conversa em torno do Chega. 

"Quanto mais forte o Chega for, maior é a probabilidade de o Doutor António Costa continuar primeiro-ministro. Quanto mais fraco o Chega for, mais votos terá o PSD, e maior é a probabilidade de ganharmos as eleições", disse. 

"É por isso que o Partido Socialista está sempre a falar no Chega e a dar-lhe uma grande importância. Porque ao PS interessa que muitas pessoas votem no Chega, para não permitir que o PSD ganhe as eleições", reiterou. 

Rio lançou ainda que, depois de Costa dizer ser "impossível reeditar a Geringonça", é cada vez mais provável que volte a acontecer. Isto depois de PS e BE admitirem conversações. "A perceção que eu tenho é que é mais ou menos indiferente uma pessoa votar no PS ou no BE porque vai dar mais ou menos ao mesmo sítio", disse aos jornalistas. 

Questionado pelos jornalistas sobre as declarações de Augusto Santos Silva à CNN, - que afirmou haver a possibilidade viabilizar um governo de Rio se o Chega estivesse fora da equação - Rio classificou-a como uma "declaração positiva, civilizada", e que ajuda à governabilidade. 

"Vem no sentido daquilo que eu próprio tenho vindo a dizer. Se a questão do PS é o Chega estar fora da equação, estou a dizer, desde sempre, que está", reiterou Rio. "Não está é fora do Parlamento, que isso são os portugueses que determinam", disse ainda. 

Já sobre a canção em que André Ventura oferece um 'anel de rubi' a Rio para que formem governo, o presidente do PSD revelou, entre risos, que não aceita o anel para "ir ao Rivoli". No seu já habitual tom humorístico, afirmou que "André Ventura decidiu cantar com uma voz um bocado fraca - por isso é que eu também não canto", escusando-se de mais comentários. 

Rio voltou também a desvalorizar as sondagens, dizendo que dá mais importância às eleições, e que o único objetivo que tem para domingo é que o PSD seja "o mais votado". 

Leia Também: Jerónimo dramatiza e diz que há "decisão já tomada" entre PS e PSD

Recomendados para si

;
Campo obrigatório