Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
31º
MIN 17º MÁX 34º

Influência governativa do Chega criará problema com África, diz Alegre

O histórico socialista Manuel Alegre questionou hoje como seriam as relações com os países africanos se Portugal tivesse um Governo com influência do Chega e considerou triste que o PSD "ultrapasse esta linha vermelha" com a extrema-direita.

Influência governativa do Chega criará problema com África, diz Alegre
Notícias ao Minuto

23:42 - 27/01/22 por Lusa

Política Legislativas

Manuel Alegre, resistente antifascista, deixou estas advertências na primeira parte do discurso que proferiu no comício de Lisboa, no pavilhão Carlos Lopes, numa intervenção que antecedeu a do secretário-geral do PS, António Costa.

Perante os apoiantes socialistas, o escritor e antigo candidato presidencial atacou os discípulos da Escola de Chicago, numa alusão à Iniciativa Liberal, mas visou sobretudo as supostas relações entre o PSD e Chega.

"Há tentativas de desconstrução da democracia dentro da própria democracia, e há formas de radicalismo e intolerância. Que sentido faria termos um Governo influenciado por um partido racista e xenófobo? O que diriam os nossos parceiros da União Europeia?".

Mas Manuel Alegre foi mais longe nesta sequência de questões.

"E como seriam as relações com os países africanos com um Governo influenciado por um senhor que trata como bandidos os moradores negros dos bairros sociais?", questionou, recebendo uma prolongada ovação.

Para o antigo candidato presidencial, a aceitação do Chega "é uma linha vermelha que não se deveria passar no Portugal democrático", adiantando que, com António Costa e com o PS, "não passa".

"Mas com o PSD de Rui Rio já está a passar -- e isso é uma tristeza para a nossa democracia. O 25 de Abril de 1974 fez-se para derrubar o fascismo, não para que no Portugal democrático possa haver um Governo apoiado ou influenciado por forças da extrema-direita", acrescentou.

Leia Também: Manuel Alegre ataca "sectarismo" dos herdeiros de Lenin e Trotsky

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório