Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

D'artagnan centrista em Barcelos para dizer que "Costa deve sair"

Na Feira de Barcelos, CDS teve um hoje novo significado, "Costa deve sair", e o líder virou 'Dartagnan' na reta final da campanha, a tentar convencer os eleitores a votar no partido que é um "porto seguro".

D'artagnan centrista em Barcelos para dizer que "Costa deve sair"
Notícias ao Minuto

14:41 - 27/01/22 por Lusa

Política Francisco Rodrigues dos Santos

A caravana do CDS-PP arrancou o penúltimo dia de campanha para as eleições legislativas de domingo em Barcelos, distrito de Braga, e o líder regressou à feira, acompanhado do cabeça de lista por Braga, José Paulo Areia de Carvalho.

Pelos corredores ao ar livre, a comitiva, anunciada pelas bandeiras, o megafone, bombos e concertinas, ia passado pelos vendedores de frutas, legumes, animais, roupa, calçado ou malas.

A quem encontrava, Francisco Rodrigues dos Santos distribuiu canetas, panfletos e abraços e ia pedindo força e votos para domingo.

"Eu sou gosto deste partido porque você é lindo", disse-lhe Julieta. A resposta do líder centrista foi pronta: "sou o Dartagnan".

A uma senhora que referiu o primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, o centrista disse que "esse não interessa" e fez um trocadilho com a sigla do partido : "não se esqueça disto, CDS, Costa deve sair, vamos embora virar à direita".

Mais à frente, Francisco Rodrigues dos Santos ouviu também um comentário sobre a vida interna do CDS, por parte de uma senhora que disse ter "pena que o partido não o apoie" e aconselhou Nuno Melo, presidente da distrital e eurodeputado que anunciou que iria concorrer à liderança do partido, a deixar-se "estar na União Europeia".

"São precisos todos para ajudar o CDS", respondeu Rodrigues dos Santos.

Aos jornalistas, o líder declarou que "o CDS tem a mesma designação de sempre, o partido da direita certa, Centro Democrático Social, mas agora a sigla CDS pode ter outra interpretação".

E considerou que "todos os portugueses que achem que Costa deve sair têm um voto seguro e útil nestas eleições, é votar no CDS", garantindo que "todos os votos no CDS serão votos contra António Costa, o PS e a extrema-esquerda e também contra o bloco central de interesses".

Na feira, a comitiva centrista cruzou-se com o presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino, a fazer campanha pelo PSD.

Aos microfones da comunicação social, o candidato que liderou a coligação PSD/CDS nas eleições autárquicas afirmou que, apesar de os dois partidos não concorrem juntos às legislativas, será possível um acordo "depois, se tudo correr bem, e se o CDS tiver o resultado que todos" querem.

"Que o [Rui] Rio ganhe, que é o que nós queremos e acho que vai acontecer, e que o CDS tenha um bom resultado", acrescentou o autarca, desejando "boa sorte" ao presidente centrista, e Francisco Rodrigues dos Santos respondeu otimista: "Vai ter, vai ter, certamente".

Em declarações aos jornalistas pouco depois, o líder centrista apontou que um acordo com o PSD para a governação do país "só dará com um CDS forte".

"O apelo que eu faço é que o CDS continue a ser o porto seguro de todos os conservadores e democratas-cristãos no nosso país, para afirmarmos a direita certa para Portugal, capaz de derrotar o PS", salientou, defendendo que "nenhum voto no CDS será desperdiçado, porque todos eles somarão a uma nova maioria de direita no parlamento e garantirão uma governação às direitas como o país pede nesta altura".

Francisco Rodrigues dos Santos voltou a apelar a uma "concentração de votos à direita do PSD no CDS" e pediu a "todos os conservadores e democratas-cristãos" que "olhem para o CDS como a grande casa da direta certa, o porto seguro".

Reiterando as crítica ao Chega, acusou o partido liderado por André Ventura de ser "a caricatura da direita que interessa à esquerda e que impede a nova maioria de direita de governar", sustentando que, "se o Chega tiver muitos votos, António Costa estará mais perto de continuar como primeiro-ministro".

Leia Também: Francisco Rodrigues dos Santos vai recandidatar-se à liderança do CDS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório