Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Mais de 285 mil eleitores já votaram antecipadamente

O número total de pessoas que votaram no domingo corresponde a 90% dos eleitores inscritos para voto antecipado.

Mais de 285 mil eleitores já votaram antecipadamente

Foram 285.848 os eleitores que votaram no passado domingo para as eleições legislativas de 2022, o que corresponde a 90,51% das 315.785 pessoas inscritas para exercer o direito de voto antecipadamente.

De acordo com um relatório divulgado, esta quarta-feira, pelo Ministério da Administração Interna (MAI), em que constam dados finais de 308 municípios, “os distritos de Évora (95,50%), Bragança (94,86%) e Castelo Branco (94,75%) foram os que registaram maior taxa de participação face ao número de eleitores inscritos entre os dias 16 e 20 de janeiro”.

A votação antecipada em mobilidade “decorreu em 403 locais definidos pelas 308 Câmaras Municipais” e contou com o auxílio das Forças de Segurança que se responsabilizaram pela recolha e distribuirão os envelopes até sábado, dia 29 de janeiro, nas Juntas de Freguesia onde os eleitores estão recenseados, pode ler-se na nota.

O documento explicita que estes votos “serão descarregados nos respetivos cadernos eleitorais antes da abertura das urnas no dia da eleição, 30 de janeiro de 2022”.

Notícias ao Minuto© Ministério da Administração Interna  

No próximo dia 30, domingo, haverá 13.821 seções de voto abertas nos 308 municípios do continente e regiões autónomas dos Açores e da Madeira, o que, segundo o Ministério da Administração Interna, mobilizará cerca de 70.000 membros de mesa.

O MAI informa ainda que, de forma a garantir a segurança sanitária de todo o procedimento, bem como dos envolvidos, “a AE tomou várias medidas – como a redução do número de eleitores inscritos por cada seção de voto para 750 – e distribuiu mais de 100 toneladas de material sanitário pelas 308 Câmaras Municipais entre máscaras FP2 e cirúrgicas (25 por cada seção de voto), álcool gel (6 embalagens por cada seção de voto), batas, luvas e viseiras”.

De recordar que a Direção-Geral de Saúde (DGS), recomenda aos eleitores em confinamento devido à Covid-19 que votem entre as 18h00 e as 19h00 de domingo e que as regras a adotar nas eleições e que podem ser consultadas no site da DGS. Neste sentido, o MAI apela ao "rigoroso cumprimento das normas de segurança sanitária durante o exercício de voto", nomeadamente a utilização de caneta própria, máscara, distanciamento social e higienização das mãos.

Leia Também: Louçã critica mistério do PS e diz que voto no BE desempata eleição

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório