Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Cotrim Figueiredo espera que INE não tenha fontes a "alimentar" o PS

Numa viagem de comboio entre Barcelos e Guimarães, João Cotrim de Figueiredo defende que o investimento naquela linha custaria "menos de um décimo daquilo que o Governo decidiu enterrar na TAP".

Cotrim Figueiredo espera que INE não tenha fontes a "alimentar" o PS
Notícias ao Minuto

15:57 - 26/01/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Cotrim de Figueiredo

O líder da Iniciativa Liberal (IL) afirmou hoje esperar que não haja fontes dentro do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) a "alimentar" o PS e que os portugueses não se deixem enganar.

"Não sabemos se foi ou se não foi [INE a dar os dados a Costa], espero bem que o INE mantenha aquilo que tem sido uma qualidade técnica e uma independência que tem servido bem os interesses dos portugueses ao longo dos anos", afirmou João Cotrim Figueiredo no final de uma viagem de comboio de cerca de meia-hora entre Famalicão e Guimarães, no distrito de Braga.

Depois do secretário-geral do PS ter dito que em 2021 a economia portuguesa cresceu 4,6%, o liberal disse esperar não haver fontes dentro do INE a "alimentar" o PS como sendo mais um exemplo da "confusão entre o PS e o Estado".

Mas, o que Cotrim Figueiredo quer é que os portugueses "não se deixem enganar" porque um crescimento de 4,6% em 2021, a confirmar-se, é o mínimo que se podia exigir depois de Portugal ter caído 8,4%, quase o dobro disto no ano anterior.

Referindo não ter informações do INE, o presidente da IL sublinhou que Portugal não está a crescer o que devia, não está a crescer agora e não esteve a crescer entre 2016 e 2019, período em que o PS gosta "muito de dizer" terem sido os primeiros anos deste século em que convergiu com a União Europeia.

Cotrim Figueiredo espera que estas tentativas do PS de atirar "areia para os olhos" das pessoas não funcionem.

"A performance económica de Portugal é má, a gestão do PS da retoma económica é má e não há nada que o senhor primeiro-ministro possa dizer, com ou sem informações do interior do INE, que mascaram esse facto assustador", frisou.

António Costa já afirmou hoje que não teve qualquer informação por parte do INE a este respeito.

Nesta viagem de comboio, João Cotrim de Figueiredo defendeu a ligação ferroviária entre Barcelos, Braga e Guimarães, criticando a "diferença entre aquilo que o PS diz que são prioridades e aquilo que faz".

Numa simbólica viagem de comboio entre Barcelos e Guimarães, o liberal quis mostrar a diferença de tempo do percurso feito de comboio e pela autoestrada, defendendo que a linha "Barcelos-Guimarães, com passagem por Braga, faria todo o sentido e serviria bastante melhor as cerca de 500 mil pessoas residentes" naquele eixo.

Para Cotrim de Figueiredo, isso mostra a "diferença entre aquilo que o PS diz que são prioridades e aquilo que faz", nomeadamente quando fala em coesão territorial.

"Quando chega a altura de discutir o PRR, esta linha simplesmente não aparece", apontou. "O ajustamento previsto nesta linha é menos de um décimo daquilo que o Governo - sem perguntar a ninguém e com grande facilidade - decidiu enterrar na TAP."

"TAP que, como sabe, não serve a região Norte do país", acrescentou.

O presidente da Iniciativa Liberal, que de manhã visitou o Hospital de Braga, dedica-se, nesta reta final da campanha, à região Norte do país. Amanhã e sexta-feira estará no Porto, só regressando a Lisboa no fim de semana das eleições.

[Notícia atualizada às 19h07]

Leia Também: IL acusa Costa de "oscilações táticas" por mudar muitas vezes de opinião

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório