Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

João Ferreira de volta à campanha após recuperar da Covid-19

João Ferreira, que estava a substituir Jerónimo de Sousa, esteve infetado com Covid-19 e está de volta à campanha.

João Ferreira de volta à campanha após recuperar da Covid-19
Notícias ao Minuto

11:06 - 25/01/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política João Ferreira

No final de uma viagem de elétrico entre a Praça da Figueira e o Cais do Sodré, em Lisboa, João Ferreira falou aos jornalistas naquele que é o seu regresso à campanha após recuperar da infeção por Covid-19. 

A deputada comunista e 'número dois' da CDU pelo círculo eleitoral de Lisboa, Alma Rivera, já estava com o passe na mão, preparada para entrar, acompanhada pela deputada do PEV e 'número quatro', Mariana Silva.

O percurso foi curto e quando saiu no Cais do Sodré João Ferreira disse que fez a viagem para demonstrar que a "conquista" da redução tarifária dos passes sociais - 30 euros para um dos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) e 40 para toda a AML -- teve "um impacto tremendo" na vida de milhares de pessoas.

No entanto, o membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e antigo eurodeputado considerou que ainda é possível ir mais longe. "É necessário dar-lhe um caráter permanente [à redução do preço dos passes]. Até agora tem sido fruto de um programa de apoio à redução tarifária, que tem sido discutido todos os anos, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado. Precisamos de libertar o passe social intermodal destas contingências de uma discussão anual", sustentou.

A CDU propõe também a redução do preço do passe metropolitano para os 30 euros, eliminando a distinção que há atualmente entre quem viagem em apenas um dos concelhos da AML e quem percorre todos, e a gratuitidade até aos 18 anos. Questionado sobre esta medidas estar circunscrita às áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, e algumas comunidades intermunicipais, o dirigente comunista respondeu que "é necessário que todo o país seja coberto" por estas medidas, mas adaptada às diferentes realidades nos transportes públicos.

Sem grande espaço para críticas a outras forças políticas na intervenção que fez, João Ferreira não deixou de apontar o dedo a PS e à direita pelo que considerou ser uma resistência "durante 20 anos" em aceitar esta redução tarifária.

No final, o antigo eurodeputado comunista disse que "pela "elevação nas campanhas eleitorais" e para priorizar o esclarecimento da população não iria "trazer" um animal de estimação para a campanha, assunto que disse ser "dispensável".

Esta tarde, João Ferreira visita as oficinas da CP, no Entroncamento, terminando o dia com um comício em Benavente.

O dirigente comunista João Oliveira foi, assim, substituído na campanha eleitoral por João Ferreira, mantendo-se a previsão de que o secretário-geral regresse na quarta-feira.

O líder parlamentar do PCP, João Oliveira, estava desde a passada terça-feira a participar nas ações de campanha para as eleições legislativas do dia 30 em que estava prevista a presença de Jerónimo de Sousa. Era suposto ser o antigo eurodeputado comunista João Ferreira a desempenhar a função de 'rosto' temporário da campanha da CDU, mas o dirigente comunista ficou infetado com o SARS-CoV-2 e teve de abandonar a 'volta' pelo país.

Leia Também: "Que não faça coro fácil com o poder". Joacine revela em quem vota dia 30

Recomendados para si

;
Campo obrigatório