Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 24º

Cenário das eleições "não é muito diferente" de 2015, diz João Oliveira

O dirigente comunista João Oliveira defendeu hoje que o cenário que se apresenta ao país nas eleições legislativas de domingo "não é muito diferente" do de 2015, e insistiu na palavra "convergência".

Cenário das eleições "não é muito diferente" de 2015, diz João Oliveira
Notícias ao Minuto

16:17 - 24/01/22 por Lusa

Política Legislativas

"Antes de 04 de outubro de 2015 o que íamos ouvindo não é muito diferente do que ouvimos agora e povo português decidiu com uma maioria de esquerda", referiu o líder parlamentar do PCP, à margem de uma declaração sobre agricultura superintensiva, num cruzamento na estrada nacional que liga Beja a Serpa.

O membro da Comissão Política do Comité Central do PCP acrescentou que em 30 de janeiro (domingo) os portugueses têm novamente a "possibilidade de decidir soluções para o país" em face das suas necessidades.

Questionado sobre o convite feito no domingo pela coordenadora bloquista, Catarina Martins, ao secretário-geral do PS, António Costa, para uma reunião no dia após as eleições, João Oliveira voltou a desafiar o PS a responder se "recusa as convergências" com a CDU depois das eleições, para afastar o regresso da direita ao poder e para discutir as propostas que os comunistas consideram ser essenciais para o desenvolvimento do país.

Na última sexta-feira, o dirigente comunista já tinha afirmado à agência Lusa que o cenário político do pós-legislativas "não é muito diferente" do de 2015.

João Oliveira declarou que o PCP não tem "nenhuma ilusão de autossuficiência" e, por isso, pretende "contar com todas as forças políticas e sociais" para construir as "soluções" para o país.

O recandidato pelo círculo eleitoral de Évora, que na última semana foi o 'rosto' da campanha da CDU, também foi questionado sobre se faria sentido substituí-lo na reta final da campanha por João Ferreira, na terça-feira, e um dia depois pelo secretário-geral, Jerónimo de Sousa, já que esteve a fazer grande parte da 'volta' eleitoral.

Utilizando uma metáfora futebolística, João Oliveira disse que "não passa pela cabeça de ninguém dispensar o número dez", aludindo a Jerónimo de Sousa, que deverá participar nos três últimos dias da campanha, depois de recuperar de uma operação de urgência à carótida interna esquerda, a que foi submetido há duas semanas.

Leia Também: Recuperado, Ferreira substitui Oliveira na campanha da CDU na terça-feira

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório