Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"O egoísmo explodiu". Isabel Moreira critica partidos que atacam Estado

A deputada do PS aponta que "não é sexy explicar que o Estado não é um monstro abstrato que nos 'tira' dinheiro".

"O egoísmo explodiu". Isabel Moreira critica partidos que atacam Estado

Isabel Moreira, a deputada pelo PS na Assembleia da República, criticou este domingo à noite os partidos que atacam o Estado e que, segundo a própria, destroem o conceito de solidariedade e comunidade. 

Numa publicação feita na rede social Facebook, no âmbito do voto antecipado, a política afirma que "o egoísmo explodiu" e que "é uma trend". 

"Há Partidos que desenvolveram isso. 'Isso' passa pela destruição da ideia de comunidade e pelo apagamento da solidariedade. De toda a solidariedade. Da solidariedade uns com os outros e da solidariedade inter-geracional", começa por detalhar. 

Referindo que a pandemia ainda "está aí", a deputada lamenta que comece a "ficar distante o bater de palmas ao SNS", e que se concentrem os discursos e debates no "umbigo" de cada um. "Há cada vez mais pessoas que falam de política a partir do seu 'caso'", aponta. 

Ao longo do texto, a política portuguesa aponta ainda que atualmente se aponta o IRC ou IRS como um "roubo", que se faz sentir que o pagamento do IRS de quem "ganha muito acima da média" é uma injustiça do Estado "que lhe 'tira' dinheiro para fazer qualquer coisa que pode ser prestado por privados e 'escolhido' pessoa a pessoa". 

"Quero isto. Quero aquilo. É um querer isolado, atomista, fixado no presente, instigado por esta nova forma de fazer política que contrapõe o cidadão ao Estado", acusa ainda a socialista acrescentando que "não é sexy explicar que o Estado não é um monstro abstrato que nos 'tira' dinheiro". 

"[O Estado] É antes nós mesmos, nós somos o Estado e, juntos e juntas, desde abril, fizemos o SNS e a escola pública que não são pagos tendencialmente, são antes nossos absolutamente", sublinha 

Acrescenta ainda que os impostos que paga "barram a pobreza extrema, a criminalidade, garantem a dignidade de quem não nasceu" com os mesmos privilégios e "pagam a liberdade, a segurança, a igualdade e a posteridade que vai sendo possível".

Isabel Moreira afirma que é importante pensar "sempre no país como um todo, um todo cheio de gente, cheio de gentes, e não podemos deixar de combater esta trend horrível", a do "egoísmo".  

Acusa ainda a Direita e Esquerda de atirarem pedras à esquerda do PS, "em críticas diárias, às maiores conquistas da democracia".

A publicação feita no domingo à noite segue acompanhada do comprovativo de voto antecipado da deputada. 

Recorde-se que este domingo, mais de 315 eleitores estavam inscritos para exercer o seu direito de voto antecipado em mobilidade. Na próxima semana, dia 30 de janeiro, estão agendadas as eleições antecipadas nas quais também os cidadãos em isolamento poderão deslocar-se às urnas, num horário recomendado, para exercer o seu direito de voto. 

Leia Também: Provedor judiciário? "Uma pessoa lê o programa do PSD e não acredita"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório