Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Costa diz que na governação PS ganha ao PSD em "todos os pontos"

O líder socialista defendeu hoje que, em termos de governação, o PS ganha "em todos os pontos de comparação" ao PSD, afirmando que, durante o seu Governo, geriu "melhor as finanças públicas" e teve "melhores resultados orçamentais".

Costa diz que na governação PS ganha ao PSD em "todos os pontos"
Notícias ao Minuto

23:37 - 23/01/22 por Lusa

Política Legislativas

"Nós não temos medo da comparação e em todos os pontos de comparação, nós ganhamos. Nós gerimos melhor as finanças públicas e tivemos melhores resultados orçamentais, nós gerimos melhor a economia e a economia cresceu sete vezes mais do que tinha crescido nos 15 anos anteriores, nós gerimos bem a economia para as pessoas e com as pessoas e, por isso, a taxa de desemprego é metade daquela que era", frisou António Costa.

O também primeiro-ministro falava num comício no Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no domingo à noite, que contou também com as intervenções do cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral local e ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do presidente da federação socialista do distrito, Miguel Alves.

Numa sala cheia, que, no início do discurso cantou "Costa, amigo, Viana está contigo", o líder do PS, à semelhança do que tem feito durante a campanha, comparou a taxa de desemprego, o valor do salário mínimo ou a taxa de abandono escolar entre 2015, quando substituiu Pedro Passos Coelho na liderança do Governo, com a atual.

António Costa afirmou ainda que, em 2015, "a taxa de juro que o país pagava pela sua dívida era superior aos 4%", sublinhando que as políticas que o seu executivo introduziu fizeram com que os juros fossem "baixando, baixando, baixando".

Contrariando assim o que disse ser a retórica da direita quando tomou posse -- que anunciou que "o diabo" viria e que o seu Governo ia "pôr em causa a credibilidade internacional do país" --, António Costa frisou que o seu Governo poupou "só ao Estado três mil milhões de euros por ano" a menos devido à dívida.

"Mas se somarmos àquilo que o Estado poupa, o que as famílias poupam com a redução da taxa de juro, o que as empresas pousam com a redução da taxa de juro, é simples, são sete mil milhões de euros por ano, quase metade da 'bazuca', que hoje se poupa graças à credibilidade internacional que o país reconquistou", disse.

Fazendo a ponte com a atual liderança do PSD, António Costa alegou que, quando Rui Rio "foi perguntado sobre o que pensava da governação da austeridade, o que ele disse é que teria feito igual ao pior".

Louvando-lhe a "coerência", António Costa apontou que, ainda hoje em dia, o presidente social-democrata é contra a subida do salário mínimo nacional ou contra o aumento extraordinário das pensões.

"Esta é a coerência do dr. Rui Rio e, portanto, ninguém se queixe que vai ao engano, porque ele sempre disse aquilo que pensa sobre esta matéria: ele não acredita que a economia cresça com mais salários, ele não acredita que a economia cresça com maior rendimento para as famílias. Ele acha que, simplesmente baixando os impostos para todas as empresas, a economia por milagre vai crescer, como se a economia não dependesse de cada uma e de cada um daqueles que consome, que trabalha e que cria riqueza", frisou.

À semelhança do que já tinha feito noutro comício, o líder socialista apelou ainda a que se leia "no programa do PSD aquelas letras pequeninas que aparecem naqueles contratos de seguro", acusando Rui Rio de dizer que quer "baixar o IVA da restauração", apesar de ter sido contra a redução do imposto quando o Governo a implementou e de, há dois anos, ter defendido que era preciso aumentá-lo.

"O dr. Rui Rio vem dizer que quer baixar o IVA da restauração, mas, depois, o que é que ele diz na letra pequenina? É que é só para o próximo ano e meio. E depois o que ele diz nem sequer em letra pequenina: é o que é que ele faz a seguir ao passar do ano e meio? E o que é que ele vai fazer? Voltamos ao IVA que temos hoje, ou vamos aumentar o IVA como ele defendia há dois anos para ganhar a tal folga que pague a baixa que ele fará agora só por ano e meio?", inquiriu.

"É preciso ter muito cuidado, porque aquele programa está cheio de maroscas", acrescentou.

Leia Também: José Luís Carneiro acusa adversários do PS de "taticismo político"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório