Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"Parto para esta última semana muito animado e confiante"

António Costa votou esta manhã, no Porto.

"Parto para esta última semana muito animado e confiante"
Notícias ao Minuto

10:01 - 23/01/22 por Andrea Pinto com Lusa

Política António Costa

António Costa já exerceu o seu direito ao voto, esta manhã, no Porto, aproveitando assim a  possibilidade dada pelo voto em mobilidade.

Em declarações aos jornalistas, o líder socialista começou por fazer um apelo. "Cumpri o meu dever cívico e gostaria de fazer um apelo geral a todos para que os que estão inscritos que o possam fazer hoje e os que não o fizeram que o façam no dia 30", disse, referindo que o "voto é o momento mais importante da democracia" e um "momento único em que só os cidadãos escolhem o que querem para o seu futuro".

António Costa garantiu que estão garantidas as "condições para votar em segurança" e lembrou, novamente, que este "é o momento mais importante da vitalidade democrática". Enalteceu ainda a possibilidade do voto em mobilidade, considerando que é uma importante medida "no combate à abstenção". 

A uma semana das eleições legislativas, que se realizam a 30 de janeiro, António Costa foi desafiado a fazer um balanço sobre a campanha socialista. 

"Parto para esta última semana muito animado e confiante", disse o dirigente socialista, referindo que aproveitou esta última semana "para ouvir os portugueses" e que embora saiba "que muitos estão indecisos", está certo de "que cada vez mais pessoas percebem o que está em causa nestas eleições".

O ainda primeiro-ministro referia-se, por exemplo, e segundo o próprio, à "melhoria de rendimentos, à redução dos impostos, e ao adiamento de qualquer redução desses impostos" e ainda ao desejo da chegada do fim da pandemia. "[Temos] uma vontade de enfrentar coletivamente o que esperamos que seja a última vaga de Covid-19 e que possamos concentrar a nossa energia na recuperação e na transformação do nosso pais", atirou.

António Costa inscreveu-se na semana passada para poder votar antecipadamente no Porto. O secretário geral do PS é assim um dos mais de 315 mil eleitores que se inscreveram nesta modalidade de voto.

O secretário-geral do PS votou no Pavilhão Rosa Mota, onde foi recebido à chegada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. Sem qualquer fila na sua mesa, o líder socialista votou poucos minutos depois para o círculo eleitoral de Lisboa, pelo qual é cabeça de lista do PS.

No final, Costa congratulou-se "com a modernização introduzida no sistema eleitoral com esta possibilidade de voto em mobilidade".

"Esperemos que um dia o voto antecipado em mobilidade possa ser exercido no próprio dia das eleições, mas, para já, este é um avanço muito importante. Para mim, foi uma enorme honra ter este privilégio de vir votar ao Porto, contando o meu voto no círculo eleitoral de Lisboa", acrescentou.

[Notícia atualizada às 10h31]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório