Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Rio admite vitória nas eleições e faz campanha com antigo adversário

Presidente do PSD sublinha que a presença de Luís Montenegro ao seu lado na arruada em Espinho "demonstra o facto de o PSD estar unido".

Rio admite vitória nas eleições e faz campanha com antigo adversário
Notícias ao Minuto

15:42 - 22/01/22 por Marta Ferreira com Lusa

Política Eleições antecipadas

Rui Rio realiza este sábado uma arruada em Santa Maria da Feira e Espinho ao lado do outrora adversário, o ex-deputado Luís Montenegro, com quem o presidente social-democrata disputou em 2020 a liderança do PSD. 

O presidente do PSD sublinha que a presença do antigo adversário Luís Montenegro, e de outros, "demonstra o facto de o PSD estar unido" e assumiu ainda acreditar que o seu partido vencerá no dia 30 de janeiro.

"É importante [a presença de Luís Montenegro] para demonstrar o facto de o PSD estar unido na tentativa, que eu acho que vamos conseguir, de ganhar as eleições no próximo dia 30 de janeiro, não só Luís Montenegro, mas também outras pessoas que nas disputas internas não estiveram do mesmo lado que eu, mas que têm aparecido e têm apoiado. Portanto, não há dúvidas nenhumas que o PSD está unido para o resultado final", sublinhou o líder laranja. 

Ao lado de Rio, Luís Montenegro concordou com as palavras do presidente. "O importante é realçar que o PSD está muito unido e muito coeso no propósito de vencer as próximas eleições e dar a Portugal um governo novo", apontou.

"Se este governo não consegue transformar, não consegue desenvolver o país, só o voto no PSD pode permitir a mudança de Governo e isso é um esforço que todos faremos até à última hora", concluiu. 

Luís Montenegro voltará a ser oposição?

Questionado se voltará a ser oposição em caso de derrota do PSD - pergunta que motivou risos em Rui Rio -, Montenegro remeteu a pergunta para o campo socialista.

"O PSD vai ganhar as eleições, essa pergunta tem de ser colocada ao dr. Pedro Nuno Santos, à dra. Ana Catarina Mendes, ao dr. Fernando Medina, eles é que vão ter um problema de sucessão", afirmou.

À pergunta se está disponível para integrar um Governo liderado por Rui Rio, o ex-líder parlamentar respondeu: "Vamos primeiro ganhar as eleições, do Governo depois tratará o primeiro-ministro".

Desafiado a responder se conta com Luís Montenegro no futuro do PSD, Rio respondeu positivamente.

"Está visto que sim, ele está aqui, é porque posso contar com ele. Eu não, o partido como um todo", afirmou.

Luís Montenegro disputou a liderança do PSD em 2020, tendo forçado Rui Rio a uma inédita segunda volta, que o atual presidente do partido venceu com 53% dos votos.

Nas legislativas de 2019, em Aveiro, o PSD perdeu a eleição para o PS, com os sociais-democratas a elegerem seis deputados e os socialistas sete (além de dois do BE e um do CDS-PP.

Em 2015, PSD e CDS-PP coligados conseguiram dez deputados, contra cinco do PS e um BE.

PSD só "sorri e acena", como diz Costa?

Relativamente ao comentário de António Costa de que o PSD só "sorri e acena" ao longo da campanha e não apresenta o programa, Rui Rio disse não ter ouvido, mas que lhe haviam dito.

"Disseram-me que disse isso, só pode estar desnorteado. Se há coisa que temos feito é justamente divulgar a mensagem, aliás fazemos diferente do Partido Socialista (PS) que nos comícios o doutor António Costa trata de deturpar as propostas dos outros para depois dizer que os outros não têm propostas, enquanto os outros que somos nós estamos justamente a fazer sessões em que divulgamos as nossas propostas", reagiu Rui Rio acusando ainda o adversário de "falta de coerência". 

Rui Rio termina o dia em Aveiro ao participar no debate "Conversas Centrais sobre Justiça", juntamente com Mónica Quintela, cabeça de lista do PSD por Coimbra.

Leia Também: "O Zé Albino desolado": Rui Rio mantém humor em campanha e ironiza OE2022

Recomendados para si

;
Campo obrigatório