Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

IL "apela ao voto" porque Governo está nas mãos dos portugueses

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo, pediu hoje aos portugueses para irem votar nas eleições legislativas de 30 de janeiro porque o próximo governo está nas "suas mãos".

IL "apela ao voto" porque Governo está nas mãos dos portugueses
Notícias ao Minuto

18:56 - 21/01/22 por Lusa

Política Legislativas

"Apelo a que todos, todos votem, porque é na mão dos portugueses que está a solução e desenho da próxima solução governativa", afirmou Cotrim de Figueiredo.

À saída de uma reunião com a Associação da Indústria da Península de Setúbal, o liberal, dirigindo-se ao eleitorado em geral pediu para que se informe bem, escolha e, depois, vote.

"Votem na Iniciativa Liberal ou não, mas vão votar", insistiu.

"O futuro de Portugal depende da escolha de cada português, portanto, é importante que cada um exerça esse seu direito de voto, sobretudo agora", considerou.

Cotrim de Figueiredo disse ainda esperar que as pessoas que estejam em isolamento se sintam "suficientemente" seguras para irem votar.

Já sobre o total de 315.785 eleitores que se inscreveram para votar antecipadamente em mobilidade no domingo nas eleições legislativas, segundo dados do Ministério da Administração Interna (MAI) hoje divulgados, o liberal espera que esse número não seja "sinal de abstenção".

"Não é, de facto, um bom sinal, mas espero que não seja um indicador direto que vai haver menos afluência às urnas", sublinhou.

Na quarta-feira, o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna considerou que o número de eleitores inscritos para votarem antecipadamente em mobilidade a 23 de janeiro está "muito aquém das estimativas da administração eleitoral".

Nas anteriores legislativas, em 2019, mais de 50.000 eleitores votaram antecipadamente, uma semana antes das eleições, enquanto nas presidenciais de 2021, já durante a pandemia de covid-19, 197.903 portugueses exerceram o seu direito uma semana antes da data do ato eleitoral.

Mais de 10 milhões de eleitores residentes em Portugal e no estrangeiro constam dos cadernos eleitorais para a escolha dos 230 deputados à Assembleia da República.

Leia Também: Cotrim Figueiredo "satisfeito" com absolvição de Rui Moreira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório