Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

As ausências que deram que falar. Como as redes sociais 'viram' o debate

O debate nas rádios não contou com Rui Rio nem com André Ventura. Uma vez que o convite foi feito há várias semanas, internautas e restantes partidos não se deixaram levar pela desculpa da campanha. "Já estão fartos de ser desmascarados em debates?", questionou-se no Twitter.

As ausências que deram que falar. Como as redes sociais 'viram' o debate
Notícias ao Minuto

16:29 - 20/01/22 por Tomásia Sousa

Política Legislativas

O debate nas rádios - o derradeiro, antes de dia 30 - deveria ter reunido todos os partidos com assento parlamentar, mas os líderes do PSD e do Chega ficaram de fora, por estarem a cumprir o dia de campanha a norte do país.

Sobrando mais tempo para discutir programas e ideias, os restantes líderes partidários tiveram oportunidade de dispor de mais uns minutos para explorar temas que, até aqui, tinham sido abordados de forma corriqueira nos debates em televisão.

Ainda assim, mais do que as reações ao próprio debate, foi a ausência de Rui Rio e de André Ventura o que mais deu que falar nas redes sociais.

Paulo Muacho, cabeça de lista do Livre pelo círculo de Setúbal, ironizou: "Já estão fartos de ser desmascarados em debates?".

Nuno Saraiva defendeu que a ausência "só pode ter sido deliberada" e "mostra bem" como os dois candidatos "desprezam a Democracia".

O deputado socialista André Pinotes Batista também falou em falta de planificação e questionou o que faria Rui Rio, então, "perante as dificuldades inerentes à governação do país"...

De modo mais leve, as ausências geraram ainda memes e piadas...

Mais a sério, Ossanda Liber, do Partido Aliança, questionou se o propósito de Costa em pedir maioria absoluta é para viabilizar o orçamento que já foi chumbado.

Do Livre, Jorge Pinto apontou que é mentira que o partido seja a favor da energia nuclear.

O deputado do PCP Duarte Alves partilhou um trecho do debate e escreveu que "só há uma maneira de trocar as voltas aos arranjinhos com a direita. Votar na CDU".

O humorista Diogo Faro brincou com o momento em que o líder do Iniciativa Liberal afirmou que "já não há saco" para a arrogância da esquerda.

Leia Também: PSD? Ausência não permitiu discutir "questões mais importantes"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório