Meteorologia

  • 05 JULHO 2022
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 31º

PAN pede alargamento do horário de votação para eleitores em isolamento

A líder do PAN, Inês Sousa Real, apelou hoje ao Governo para alargar o horário da votação destinado aos eleitores em isolamento devido à covid-19 nas legislativas de 30 de janeiro, considerando que "uma hora é insuficiente".

PAN pede alargamento do horário de votação para eleitores em isolamento
Notícias ao Minuto

17:12 - 19/01/22 por Lusa

Política Legislativas

"Sendo este o quarto ato eleitoral em pandemia, não nos faz qualquer sentido que não se assegure um maior alargamento de horário e é esse o repto que deixamos ao Governo para que se organize neste sentido", afirmou.

Inês Sousa Real falava aos jornalistas à margem de uma ação de campanha no Canil Municipal de Évora sobre o anúncio do Governo de que os eleitores que se encontrem em isolamento devido à covid-19 podem sair de casa para votar numa hora específica.

"O período mais adequado será, provavelmente, a última hora, entre as seis (da tarde) e as sete", declarou a ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, em conferência de imprensa.

A porta-voz do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) realçou que se trata de "uma solução de meio termo" e pediu que "a legislação que venha a ser produzida pelo Governo acautele também o maior alargamento do horário de votação, em particular, até às 20:00".

Será "um período muito curto", caso o Governo opte por determinar a votação de eleitores em isolamento entre as 18:00 e as 19:00, assinalou, argumentando que "uma hora parece muito pouco" para que possam votar "sem ser em contexto de fila".

Sousa Real notou que estas legislativas são "já o quarto ato eleitoral" durante a pandemia e que "é essencial assegurar, não só o desdobramento das mesas, mas o próprio horário para garantir que ninguém deixa de exercer um direito fundamental".

"Deverá existir margem para esse alargamento de horário", pois "uma hora parece-nos insuficiente, até porque podem existir outras pessoas que possam deixar para o final do dia o exercício do voto e o que não queremos é que a rainha da noite seja mais uma vez a abstenção", acrescentou.

Leia Também: PAN quer abolir transporte de animais vivos e apoiar reconversão

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório