Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Vinhais aproveita eleições para lembrar reivindicações aos partidos

A Câmara de Vinhais aprovou por unanimidade duas moções a lembrar, em tempos de eleições legislativas, as principais reivindicações daquele que é um dos concelhos mais mal servido de comunicações, divulgou hoje a autarquia.

Vinhais aproveita eleições para lembrar reivindicações aos partidos
Notícias ao Minuto

13:00 - 17/01/22 por Lusa

Política Eleições Legislativas

O executivo camarário, liderado pelo PS e com a coligação PSD/CDS-PP na oposição, dirige as moções a várias entidades e a todos os partidos políticos que concorrem às legislativas antecipadas, no dia 30, "para que também percebam que não basta falar do desenvolvimento do interior, é preciso ações que tornem esse desenvolvimento uma realidade".

Uma das moções insiste na reivindicação de que este concelho do distrito de Bragança seja dos primeiros em Portugal a ter acesso à rede 5G.

A entidade reguladora das comunicações, a Anacom, fez recentemente um estudo e reconheceu que Vinhais é dos concelhos mais mal servidos de rede móvel e Internet no país.

Prazo concreto para a resolução dos problemas não foi avançado, mas o presidente da Anacom, João Cadete, mostrou-se otimista de que o recente leilão do 5G venha a melhorar o atual quadro, devido a algumas obrigações impostas às operadoras.

Não se comprometeu, todavia, com o pedido direto do presidente da Câmara, o socialista Luís Fernandes, de obrigar as operadoras a começarem a instalar a 5G neste concelho e noutros em situação idêntica, onde há localidades sem qualquer tipo de rede móvel.

O município transmontano decidiu insistir na reivindicação de Vinhais ter que ser um dos primeiros concelhos a ter acesso à 5G e lembra que, até fruto da pandemia covid-19, percebeu-se que "uma das melhores formas de potenciar estas regiões é ao nível do digital, criar condições para que várias pessoas se fixem nestas terras".

A autarquia salienta que "devem ser estas as primeiras a ter acesso à rede 5G, dado que está inscrito no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem por isso a devida componente financeira para ser realizado".

"Quando percebemos que atualmente é possível com bons acessos aos meios digitais trabalhar em qualquer parte do mundo, esta é uma das melhores formas de atrair população para os nossos territórios, principalmente população jovem", sustenta.

O município reitera que não deixará também de reivindicar a ligação Transfronteiriça Macedo de Cavaleiros -- Vinhais - Gudiña (Espanha), que volta a expressar noutra moção aprovada por unanimidade em reunião de Câmara.

A autarquia alega que "cada vez mais se justifica esta ligação, agora que foi inaugurada (a 20 de dezembro) a estação "Portas da Galiza" na Gudiña e que permite a ligação quatro vezes por dia entre Ourense e Madrid de Comboio de Alta Velocidade".

Acrescenta que a A52, autoestrada que liga Vigo a Madrid, encontra-se também a uma distância de 30 quilómetros de Vinhais."Importa por isso, e como o próprio ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, referiu aquando da inauguração da Feira da Castanha em Vinhais, não deixar cair esta ligação, bem antes pelo contrário, e arranjar forma de a financiar para que possa ser uma realidade no futuro", lê-se na moção.

Leia Também: Quase 114 mil inscritos até às 12:00 de hoje para voto antecipado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório