Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Jerónimo de Sousa já teve alta hospitalar

Jerónimo de Sousa já teve alta hospitalar após operação à carótida interna esquerda.

Jerónimo de Sousa já teve alta hospitalar
Notícias ao Minuto

11:31 - 17/01/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Jerónimo de Sousa

O líder da CDU, Jerónimo de Sousa, teve alta hospitalar na manhã desta segunda-feira, depois de ter sido operado, na semana passada, a uma estenose na carótida.

Em comunicado, o PCP anunciou que Jerónimo de Sousa teve alta hoje de manhã, mas por indicação médica vai continuar a recuperação em casa "até ao fim de semana, após o qual retomará a atividade política".

Os dirigentes comunistas João Ferreira e João Oliveira estão a substituir provisoriamente o secretário-geral do PCP na campanha para as eleições legislativas, enquanto Jerónimo de Sousa recupera da uma operação.

Nas legislativas de 2019, a Coligação Democrática Unitária (CDU) - que integra o PCP, o PEV e a Associação Intervenção Democrática - elegeu 12 deputados (dez do PCP e dois do PEV) e obteve 6,33% dos votos, ou seja, 332.473 votos (de um total de 5.251.064 votantes), menos 113.507 do que em 2015, de acordo com o Ministério da Administração Interna (MAI).

Jerónimo de Sousa, de 74 anos, é o segundo secretário-geral do PCP a fazer uma operação cirúrgica, depois de Álvaro Cunhal ter sido operado a um aneurisma, ainda na antiga União Soviética, em 1989.

É o deputado à Assembleia da República com mais anos 'de casa' e foi também eleito deputado à Assembleia Constituinte, em 1975, um ano depois da filiação no PCP.

Leia Também: João Ferreirra assume agenda de Jerónimo de Sousa até ao regresso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório