Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

"Graçola" ou "falta de seriedade"? Rio, Costa e (ainda) o voto antecipado

O líder do PSD já garantiu que era uma "brincadeira", mas o seu tweet encheu o primeiro dia de campanha de tal forma que políticos e anónimos se sentiram na obrigação de esclarecer como funciona o voto antecipado em mobilidade.

"Graçola" ou "falta de seriedade"? Rio, Costa e (ainda) o voto antecipado
Notícias ao Minuto

09:04 - 17/01/22 por Tomásia Sousa

Política Legislativas

Tudo começou no Twitter, quando Rio acusou Costa de ter arranjado "uma forma airosa de evitar" votar nele mesmo, inscrevendo-se para o voto antecipado em mobilidade no Porto. As palavras caíram de rompante e fizeram estrondo no primeiro dia de campanha, suscitando reações do Bloco e do próprio PS, além de muitas chamadas de atenção para o facto de as regras eleitorais ditarem o envio do voto para o local de recenseamento.

O presidente do PSD ainda justificou que se tratara de uma "brincadeira", mas o PS não estava para brincadeiras. António Costa disse que Rui Rio "tinha obrigação de saber o que era o voto antecipado" e sustentou que um político não afirma a sua credibilidade "com graçolas".

A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, pediu "seriedade e responsabilidade" nos comentários em torno do assunto.

Antes, já o socialista Pedro Delgado Alves tinha respondido à publicação de Rui Rio, esclarecendo que "António Costa vai votar para o círculo de Lisboa, onde está recenseado".

"Devia corrigir o tweet para não espalhar desinformação e confusão nos eleitores", aconselhou ainda.

Pedro Filipe Soares, do Bloco de Esquerda, acusou o líder do PSD de desconhecer a lei eleitoral.

Também Porfírio Silva, do PS, procurou explicar que o voto antecipado não funciona da forma que Rui Rio quis fazer parecer: "É só para informar que me inscrevi no voto antecipado em Aveiro para poder votar em mim. Ah, não, não é assim que funciona", referiu.

Margarida Marques, eurodeputada eleita pelo PS, acusou Rui Rio de desculpar-se dizendo que era "uma brincadeira".

"Rui Rio já nos habituou que quando diz asneira a seguir vem dizer que é brincadeira. Sim, porque não é a primeira vez que faz isto! A minha neta também faz isso de vez em quando, mas tem 3 anos", ironizou.

A deputada do Bloco de Esquerda Joana Mortágua também comentou o assunto do voto antecipado, através do Twitter, defendendo que este "não vale menos do que o voto do dia 30". "Não é meio voto nem voto a três quartos", assegurou.

Apesar dos múltiplos esclarecimentos, Rio ainda voltou às redes sociais para criticar o "mau humor" do primeiro-ministro, após a referência de António Costa à "graçola" do principal opositor.

Até às 19h00 deste domingo, quase 69 mil pessoas já se tinham inscrito para votar antecipadamente.

Leia Também: Perto de 69 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade até às 19h

Recomendados para si

;
Campo obrigatório