Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Pedro Filipe Soares acusa PS de "querer virar as costas à esquerda"

O líder parlamentar bloquista acusou hoje o PS de "querer virar as costas à esquerda" quando pondera governar com o PAN, para quem "tanto faz" que partido vença, aconselhando Rui Rio a ler a lei eleitoral sobre voto antecipado.

Pedro Filipe Soares acusa PS de "querer virar as costas à esquerda"
Notícias ao Minuto

19:35 - 16/01/22 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

Pedro Filipe Soares subiu ao púlpito do comício do Bloco de Esquerda (BE) em Viseu, inteiramente dedicado ao interior no primeiro dia de campanha oficial, e aproveitou para responder ao presidente do PSD sobre a sua publicação na rede social Twitter a propósito do voto antecipado, mas também ao secretário-geral do PS sobre a disponibilidade para formar maioria com o PAN (Pessoas-Animais-Natureza) após as eleições.

"Doutor Rui Rio, eu sei que esteve muitos anos a preparar-se para ser primeiro-ministro, mas aconselhava, era de bom senso começar por ler a lei eleitoral. O voto em mobilidade não muda o boletim de voto que nós utilizamos, apenas o sítio onde nós votamos. Vá lá, para a próxima estude mais, vai ver que consegue melhor", ironizou o bloquista, no que apelidou dos "30 segundos de serviço cívico" no seu discurso.

Rui Rio, numa ação de campanha, entretanto classificou como "uma brincadeira" a publicação que fez hoje sobre o voto antecipado de António Costa, dizendo que a campanha eleitoral também tem de ser "alegre e com alguma piada".

Já em relação a Costa, o líder parlamentar do BE diz que o socialista veio para estas eleições apenas com "duas únicas ideias pelas quais parece querer dar tudo": maioria absoluta ou, caso esta não chegue, uma "maioriazinha com o PAN".

"Acho que aqui é o momento em que o povo de esquerda se levanta e faz uma pergunta a António Costa: então como é que é possível prometer governar à esquerda acordando com um partido que diz que para ele tanto faz? Tanto pode ser um governo de esquerda como um governo de direita", questionou.

Pedro Filipe Soares perguntou: "Afinal a grande proposta do PS é um governo que tanto faz, que tanto é carne ou peixe? ou, de outra forma, tanto é seitan como tofu?".

"Quando o PS diz isto, é porque de facto está a querer virar as costas à esquerda", lamentou Filipe Soares, avisando, no entanto, que "se há coisa que a democracia demonstra é que, no fim de contas, quem manda é o povo".

Para o bloquista, "quem não tem nada a ver com as lutas está sempre do lado mais forte" e "quem entre a esquerda e a direita diz que tanto faz é porque está a dar espaço aberto para o programa da direita", numa crítica direta ao PAN.

"E é por isso que tanto ódio tem sido atirado ao BE. É que para nós não é tanto faz", afirmou.

Pedro Filipe Soares terminou a sua intervenção citando uma frase de um filme do qual disse gostar bastante, o "Grande Ditador", de Charlie Chaplin: "O caminho da vida pode ser livre e belo, mas nós desviamo-nos do caminho".

"Nós dizemos ao povo de esquerda: o caminho da vida pode ser livre e belo, desde que não seja desviado pelos sonhos de maioria absoluta. O caminho da vida pode e será livre e belo, com o BE como terceira força, estancando o crescimento da extrema-direita, garantindo uma governação à esquerda e a força do salário, dos direitos, dos serviços públicos nas escolhas do dia a dia", apelou.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dissolveu o parlamento e convocou eleições antecipadas para 30 de janeiro na sequência da rejeição na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2022.

Leia Também: Voto antecipado e soluções de governo dominam primeiro dia de campanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório